Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/572
Título: Vegetarianismo e obesidade sob perspectiva genética. Uma revisão da literatura sobre obesidade, genética e vegetarianismo
Autor(es): Perreira, Josecleide Calixto
Palavras-chave: Obesidade
Dieta
Dieta vegetariana
Data do documento: 26-Out-2012
Resumo: Este trabalho é uma revisão da literatura que buscou evidências para responder à indagação a respeito da influência de dietas vegetarianas sobre a obesidade CADÊ GENÉTICA. Nos Estados Unidos, a obesidade atinge 22% da população adulta e de 15% a 25% das crianças e adolescentes. No Brasil, em 2008/09 foi estipulado que 50,1% dos homens e 48% das mulheres apresentavam excesso de peso. A frequência desse quadro nas populações tem aumentado consideravelmente a ponto de ser entendido como um grave problema de saúde pública. Por outro lado, novas culturas têm se estabelecido como o vegetarianismo que envolveu 10% daquela população. A revisão bibliográfica foi feita com base em cinco unitermos após uma fase exploratória: “obesity, genetics, meat, leptin, vegan, and review”; e combinados três a três, utilizando diferentes bancos de dados e ferramentas de busca (Portal de Periódicos da Capes, Pubmed, Google Acadêmico e Scielo). Foram encontrados 194 artigos e destes 23 foram selecionados para análise. A categorização das informações foi feita em dois subgrupos, os quais respondiam às duas questões-problema da investigação: a) principais genes associados à obesidade; b) vegetarianismo e obesidade. A investigação permitiu concluir que o vegetarianismo pode ser uma estratégia efetiva para redução da prevalência da obesidade nas populações, por se tratar de uma dieta com baixo consumo de lipoproteínas, colesterol (LDL) e triglicerídios; e rica em fibras. O elevado consumo de fibras contribui para redução da absorção de lipídios e as dietas hipocalóricas estão associadas com a regulação de muitos genes associados ao controle do metabolismo energético do organismo.
Descrição: PEREIRA, J. C. Vegetarianismo e obesidade sob perspectiva genética. Uma revisão da literatura sobre obesidade, genética e vegetarianismo. 2012. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/572
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josecleide Calixto Perreira.pdfJosecleide Calixto Perreira192.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.