Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5752
Título: “Práticas metodológicas em artes: uma relexão sobre a atuação de professores no ensino fundamental II, na cidade de João Pessoa – PB”
Autor(es): Florêncio, Iolanda Viana
Palavras-chave: Práticas pedagógicas
Artes
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 20-Out-2014
Resumo: O presente trabalho aborda uma análise das práticas metodológicas de duas professoras do componente curricular de artes, das turmas do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II, são elas: Lígia Amorim de Lima e Silva e Iêda Lígia Ribeiro Maciel, da Escola Estadual Francisco Campos e a Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos, na cidade de João Pessoa-PB, no ano de 2013. Investigamos se as suas práticas metodológicas seguem as orientações didático-pedagógicas dos PCN‟s. Desse modo, fizemos uso da metodologia qualitativa que serviu como caminho investigativo, com destaque para a História Oral que nos ajudou a esclarecer sobre a definição do objeto de estudo e a metodologia a ser seguida nesse processo científico, realizamos também pesquisa bibliográfica sobre arte-educação e o conceito de práticas pedagógicas para nos fundamentarmos teoricamente. Fizemos observação das aulas de artes e entrevistamos, além das professoras citadas, 10 (dez) alunos de cada escola, para compreendermos como eram as suas percepções sobre as práticas metodológicas de artes nas instituições de ensino aqui investigadas.
Descrição: FLORÊNCIO, Iolanda Viana. “Práticas metodológicas em artes: uma relexão sobre a atuação de professores no ensino fundamental II, na cidade de João Pessoa – PB”. 2014. 81f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5752
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iolanda Viana Florêncio.pdfIolanda Viana Florêncio2.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.