Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/576
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Robson William da-
dc.date.accessioned2012-10-26T13:28:48Z-
dc.date.available2012-10-26T13:28:48Z-
dc.date.issued2012-10-26-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/576-
dc.descriptionSILVA, R. W. da. Computador e Internet como instrumentos de mediação pedagógica. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo é um estudo de abordagem qualitativa que se contextualizou através de uma pesquisa-ação realizada na Escola Padre Zuzinha, vinculada à rede estadual de ensino do estado de Pernambuco, no período de setembro a outubro do ano de 2011, tendo como objetivo fornecer subsídios à prática pedagógica dos professores, utilizando as tecnologias digitais de comunicação e informação, focando as ferramentas e recursos disponíveis através da Internet, e incitando a uma prática renovada na expectativa de propiciar uma aprendizagem ativa, dinâmica e reconstrutiva com a inclusão de recursos tecnológicos nas ações didáticas. No suporte teórico tratou-se com autores que percebem o computador e a Internet como sinalizadores de aspectos de mediação pedagógica como Lévy (1993), Moran (2000), Belloni (2002), Freire (1996), Kenski (2007), entre outros. A ação buscou intervir no processo de formação permanente dos professores, na perspectiva de facilitadores e mediadores do processo de ensino e aprendizagem; agregando conhecimentos técnicos sob a percepção teórica e funcional que permeiam a dúplice educação e tecnologia, com a introdução de saberes e metodologias que pudessem se agregar aos instrumentos didáticos das tecnologias digitais e assim gerarem práticas pedagógicas inovadoras com a mediação do computador e internet, e poderem partilhar dinamismo e interatividade no processo pedagógico, dando prioridade à interdisciplinaridade, construção de projetos e de situações de aprendizagem que possam tornar o aluno integrado ao processo educativo sob o foco emancipatório e preceitos construcionistas, respondendo assim às novas demandas sociais que permeiam a atual sociedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Lúcia Serafimpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleComputador e Internet como instrumentos de mediação pedagógicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Robson William da Silva.pdfRobson William da Silva1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.