Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5855
Título: Os direitos sociais da pessoa idosa vítima de violência intra-familiar: contribuições para o debate atual
Autor(es): Gervasio, Mitchaelly Nayamê Soares
Palavras-chave: Envelhecimento
Pessoa idosa
Violência
Política nacional do idoso
Estatuto do idoso
Data do documento: 21-Out-2014
Resumo: O fenômeno do envelhecimento populacional presente na sociedade e o dado crescimento no desenvolvimento econômico, social e político, fazem surgir problemáticas sociais como a violência contra a pessoa idosa que cresce gradativamente, preocupando estudiosos, família e a sociedade. Essa problemática na sociedade brasileira se desenvolve de maneira acelerada e em condições sociais e econômicas desfavoráveis. Dessa forma, objetiva-se discutir o processo de envelhecimento e a violência sofrida pela pessoa idosa na sociedade e as políticas de proteção no contexto brasileiro. A metodologia utilizada partiu de pesquisa bibliográfica por meio de contribuições teóricas de autores que discutem a problemática. A violência intra-familiar contra a pessoa idosa apresenta-se como uma problemática social preocupante dada à dinâmica estrutural da sociedade. No Brasil, com a Constituição Federal de 1988 o idoso passa a ser protegido e ter seus direitos sociais garantidos por legislações específicas. Pode-se concluir que, para combater os casos existentes de violência intra-familiar contra a pessoa idosa faz-se necessário um planejamento, a expansão dos serviços socioassistenciais, articulação das políticas públicas sociais brasileiras que viabilizem a garantia dos direitos sociais e combate a violência existente contra a população idosa.
Descrição: GERVASIO, M. N. S. Os direitos sociais da pessoa idosa vítima de violência intra-familiar: contribuições para o debate atual. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5855
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mitchaelly Nayamê Soares Gervasio.pdfMitchaelly Nayamê Soares Gervasio497.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.