Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5898
Título: Dança e extensão universitária: a composição coreográfica em foco
Autor(es): Menezes, Hevelyne de Melo
Palavras-chave: Dança
Atuação profissional
Extensão universitária
Data do documento: 30-Out-2014
Resumo: Este trabalho caracteriza-se como um artigo, do tipo relato de experiência, que tem como objetivo descrever e analisar o trato do conteúdo ‘composição coreográfica’, considerando a vivência na extensão universitária junto ao Projeto Universidade em Dança do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba em Campina Grande-PB, durante o semestre 2011.2. A construção deste artigo baseou-se no diário de campo contendo o registro das aulas, fotos do processo de criação coreográfica, dos ensaios e a apresentação ao público na abertura de um evento deste departamento. Inspirada em Costa (2004), que afirma que a composição coreográfica é um processo coletivo e dialógico, em construção, onde as experiências corporais de todos os envolvidos nesse processo (coordenação, alunos extensionistas, participantes), seja com a dança ou a partir dos seus movimentos adquiridos ao longo da vida, interferiram na criação. O suporte pedagógico permitiu o desencadear da criação iniciando-se com a valorização da capacidade criativa dos participantes do projeto aliado ao aprendizado da dança por meio dos conteúdos programáticos propostos para o período em que se manteve ativo à este trabalho. No que se refere à formação pessoal, a vivência na extensão possibilitou o exercício de uma atuação profissional referindo-se, especialmente, ao trato pedagógico do conteúdo composição coreográfica, numa dimensão reflexiva sobre a dança e seus desdobramentos nos mais variados campos de ensino.
Descrição: MENEZES, H. de M. Dança e extensão universitária: a composição coreográfica em foco. 2013. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5898
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hevelyne de Melo Menezes.pdfHevelyne de Melo Menezes566.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.