Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5932
Título: Análise da efetividade da gerência de arquitetura do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba
Autor(es): Pereira, Cecília Freire
Palavras-chave: Eficiência
Eficácia
Efetividade
Gerência
Data do documento: 3-Nov-2014
Resumo: Esta pesquisa buscou analisar a efetividade da Gerência de Arquitetura do Tribunal de Justiça da Paraíba. Para isso, foi estudado como os autores na área de administração pública conceituam os termos eficiência, eficácia e efetividade. Em seguida, foram abordados os conceitos relativos a indicadores, em especial aos de eficiência. Além disso, foi feita uma breve apresentação do Tribunal de Justiça da Paraíba, do seu Planejamento Estratégico e da Gerência de Arquitetura. Também foi observada a importância da arquitetura na realização da Justiça. A pesquisa trata de um estudo de caso, em que, a partir dos elementos estudados no Referencial Teórico, foram elaborados indicadores para medir a efetividade no setor. Com a aplicação dos indicadores em entrevistas e pesquisas in loco, foram identificados os aspectos positivos e negativos da Gerência e então buscou-se as causas do surgimento dos aspectos negativos. Por fim, foram apresentadas sugestões de melhoria para a qualidade do setor. Tenciona-se com este trabalho colaborar para a melhoria do desempenho da Gerência de Arquitetura, disponibilizando um rol de indicadores básicos que possam ser utilizados na mensuração da eficiência, eficácia e efetividade do setor, destacando-se que é necessário atualizar e aprimorar constantemente a aplicação desses instrumentos. Dessa forma, pretende-se colaborar para a melhoria na qualidade dos serviços prestados à sociedade.
Descrição: PEREIRA, C. F. Análise da efetividade da gerência de arquitetura do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Planejamento e Gestão Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5932
Aparece nas coleções:V - PGP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cecília Freire Pereira.pdfCecília Freire Pereira557.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.