Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6018
Título: A (I)legalidade das revistas íntimas nas relações trabalhistas
Autor(es): Carvalho, Glauber Melo de
Palavras-chave: Direito trabalhista
Revista íntima
Direitos humanos
Revista pessoal
Contrato de trabalho
Dignidade da pessoa humana
Fiscalização
Data do documento: 6-Nov-2014
Resumo: No exercício da atividade de persecução criminal, as autoridades competentes da Administração Pública se utilizam das revistas íntimas para investigação, descoberta e pesquisa de algo relevante para o processo penal. Estas são formas de busca em pessoas, realizadas de forma minuciosa, geralmente, violando inúmeros direitos individuais. A revista íntima vem sendo utilizada por alguns empregadores, como meio de assegurar a proteção de seu patrimônio e evitar furtos de mercadorias por seus empregados. A problemática social e jurídica criada pela utilização desse procedimento de busca, nas relações trabalhistas, é o objeto de estudo deste presente estudo, uma vez que põe na mão de particulares um nível impróprio de restrição de direitos individuais. O problema da utilização das revistas íntimas pelos empregadores tem saído da esfera das relações de emprego e atingido todo o ordenamento jurídico. Este quadro se delineia quando ocorre afronta direta aos princípios da sociedade, estabelecidos constitucionalmente. Essa pesquisa tem por base, portanto, o aclaramento dos aspectos teóricos relacionados à revista, por meio da vasta pesquisa doutrinária, legal e jurisprudencial. Delimitando-se a realização desse procedimento nas relações empregatícias, à luz do princípio da dignidade da pessoa humana e dos demais princípios fundamentais que resguardam os direitos do indivíduo. Concluindo pela ilegalidade das revistas íntimas, bem como das revistas pessoais, nas relações trabalhistas, sempre que estas violarem a dignidade dos trabalhadores.
Descrição: CARVALHO, Glauber Melo de. A (I)legalidade das revistas íntimas nas relações trabalhistas. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6018
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Glauber Melo de Carvalho.pdfGlauber Melo de Carvalho417.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.