Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6027
Título: Atuação do Ministério Público no Inquérito Policial
Autor(es): Ramos, Sayonara Ferreira
Palavras-chave: Direito Processual Penal
Inquérito Policial
Investigação Criminal
Ministério Público
Data do documento: 6-Nov-2014
Resumo: Principal instrumento da fase pré-processual penal brasileira, o inquérito é dotado de características próprias e, portanto não se vigoram todos os direitos inerentes ao réu como na fase processual, ele serve de base para o Ministério Público formular denuncia, tendo este a titularidade exclusiva de promover a ação penal. Sendo o Ministério Público o órgão defensor da ordem jurídica brasileira torna-se essencial a sua participação naquela fase processual, para garantir baixa morosidade e impunidade, e processos de acordo com as normas constitucionais. Ultimamente se discuti muito a constitucionalidade do Ministério Público poder ou não investigar, mas se observa que essa investigação só traz o bem para a sociedade, assim como a atuação dele no Inquérito. Temos observado no Brasil uma certa resistência devido ao embate de diferentes interpretações conferidas a Constituição e Código de Processo Penal e também das próprias policiais que não admitem essa interferência. Ademais sustentamos que não se trata de usurpação de funções, o que se pretende é garantir a eficácia da apuração das infrações penais.
Descrição: RAMOS, Sayonara Ferreira. Atuação do Ministério Público no Inquérito Policial. 2011. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6027
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sayonara Ferreira Ramos.pdfSayonara Ferreira Ramos562.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.