Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6596
Título: Aprendizagem matemática com recursos lúdico-manipulativos sob a ótica discente
Autor(es): Sousa, Thais Vieira de
Palavras-chave: Materiais manipuláveis
Educação Matemática
Aprendizagem matemática
Data do documento: 2-Fev-2015
Resumo: Os conteúdos matemáticos têm sido ilustrados pela maioria dos professores através de métodos de ensino tradicionais e estáticos. Com fins de auxiliar a atividade docente, a utilização de recursos didáticos tem sido amplamente introduzida no ensino da Matemática, como computadores e Datashow. Contudo, o surgimento desses novos recursos na área de Educação Matemática tem induzido o docente a não utilizar ou reduzir os materiais manipuláveis em salas de aula. Neste trabalho, apresentam-se os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do 8º ano das escolas municipais da cidade de Itapetim e distrito de São Vicente, localizadas no interior do Pernambuco, com o objetivo geral de investigar a aprendizagem matemática a partir da utilização de recursos lúdico-manipulativos como ferramentas para a abordagem dos conteúdos matemáticos. A pesquisa foi desenvolvida durante cinco meses, com encontros presenciais em sala de aula e coleta de dados com questionários. O resultado demonstrado foi um maior índice de interesse e melhor desempenho na aprendizagem naqueles discentes cuja abordagem dos conteúdos é feita com a utilização de materiais manipuláveis. Os discentes que não utilizam os materiais apresentaram desinteresse pelos conteúdos e pela disciplina, enquanto aqueles envolvidos com este tipo de atividade demonstraram melhores desempenhos nas atividades e maior gosto pela Matemática. Diante os resultados, pode-se afirmar que o planejamento docente constituído de metodologias dinâmicas e atrativas, tais como os recursos lúdico-didáticos, despertam o interesse dos discentes. A utilização de recursos didáticos proporciona o melhor aproveitamento dos discentes e o resgate do gosto pela disciplina.
Descrição: SOUSA, T. V. Aprendizagem matemática com recursos lúdico-manipulativos sob a ótica discente. 2014. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6596
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thais Vieira de Sousa.pdf11.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.