Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6721
Título: Levantamento da comunidade de aves associada à vegetação de caatinga na Fazenda Caiçara dos Quirinos, município de Congo, Cariri paraibano
Autor(es): Sousa Segundo, Raul Jovino de
Palavras-chave: Avifauna
Caatinga
Cariri paraibano
Data do documento: 23-Fev-2015
Resumo: A fazenda Caiçara Quirinos (7 50'20,1 "S e 36 ° 41'31,8" O), localizada no município de Congo, Cariri Paraibano, possui cerca de 600ha, dos quais 200ha são intensamente utilizados por atividades agropecuárias que movimentam a região. Ao mesmo tempo, os fatores ambientais da caatinga, como as altas temperaturas e a baixa pluviosidade, bem como as condições geomorfológicas da região corroboram para a existência de uma biota com claras adaptações para esses ambientes, e extremamente importantes na dinâmica das comunidades associadas. Esta região é considerada um importante centro endêmico para as diversas espécies que compõem a avifauna. No entanto, a distribuição, evolução e ecologia dessa avifauna permanecem pouco evidenciadas. A área foi subdividida em três áreas amostrais: A1 = Área 1, destinada a pecuária e a agricultura de subsistência, A2 = Área 2, campos pouco fechados com vegetação arbórea/arbustiva e, A3 = Área 3, campos abertos próximos ao corpo aquático. Foram realizadas oito excursões de campo, no período de julho a novembro de 2013, totalizando 90,4h de esforço amostral. A amostragem da avifauna foi realizada por meio de observações assistemáticas, anotações de campo e fotografias, através do método de pausa/caminhada por 20 minutos por área. Foram identificadas 56 espécies de aves, distribuídas em 24 famílias e 51 gêneros, onde Tyrannidae (12 spp) e Thraupidae (6 spp) foram as famílias mais representativas nas três áreas.
Descrição: SOUSA SEGUNDO, R. J. de. Levantamento da comunidade de aves associada à vegetação de caatinga na Fazenda Caiçara dos Quirinos, município de Congo, Cariri paraibano. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6721
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raul Jovino de Sousa Segundo.pdfRaul Jovino de Sousa Segundo797.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.