Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6757
Título: As perspectivas lúdicas de leitura e escrita na Escola Marçal Lima Neto, Princesa Isabel-PB
Autor(es): Sousa, Maria Isabel André de
Palavras-chave: Leitura
Ludicidade
Prática pedagógica
Data do documento: 23-Fev-2015
Resumo: A utilização do lúdico como prática pedagógica garante uma aprendizagem significativa para as crianças com dificuldade de aprendizagem? O objetivo deste trabalho é apontar o lúdico como proposta pedagógica para ser trabalhado com as crianças em sala de aula, aprofundando sobre as dificuldades de aprendizagem e apontando para a necessidade de tornar as aulas mais prazerosas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, verificando que é fundamental compreender a atividade lúdica para usá-la como recurso pedagógico, pois de posse desse conhecimento o professor poderá intervir de maneira efetiva no processo de aquisição de conhecimento e na busca de subsídios que atendam as reais necessidades de seus alunos com dificuldades de aprendizagem . As brincadeiras e brinquedos como recursos facilitadores de aprendizagem da criança, usado como subsídio do conhecimento e desenvolvimento que desperta o gosto pelo aprender de forma prazerosa, oferecendo oportunidades de aprendizagem com atividades lúdicas, construindo o saber e valores sociais para formação da cidadania. A brincadeira elabora concepções sobre a cognição, cultura, educação, motricidade, valores sociais e afetividade sendo importante na mediação do conhecimento. Favorece os vínculos, postula o resgate do brincar, como específicos da fase de desenvolvimento infantil vestem em seu universo que contempla quem desta estratégia faz uso, possibilitando o sucesso na aprendizagem, promovendo o crescimento individual e social. O lúdico é uma forma de recurso mediadora nas interações de educar, brincar e formar.
Descrição: SOUSA, Maria Isabel André de. As perspectivas lúdicas de leitura e escrita na Escola Marçal Lima Neto, Princesa Isabel-PB. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6757
ISSN: CDD 372.4
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Isabel André de Sousa.pdfPDF - Maria Isabel André de Sousa319.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.