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dc.contributor.authorBarbosa, Maria das Graças Rodrigues-
dc.date.accessioned2012-11-09T12:13:34Z-
dc.date.available2012-11-09T12:13:34Z-
dc.date.issued2012-11-09-
dc.identifier.otherCDD 507-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/676-
dc.descriptionBARBOSA, M. das G. R. Análise dos conteúdos e procedimento exigidos nas provas de biologia do vestibular da UEPB de 2009 a 2012. 2012. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractOs Conteúdos de Ensino em Biologia devem proporcionar aos estudantes meios para compreender as manifestações da vida, alem da aquisição de uma postura critica e ética sobre os estudos científicos e tecnológicos da área. Insere-se nesse estudo uma discussão sobre as Dificuldades de Aprendizagens dos Conteúdos de Biologia, que se relacionam com as questões didático-pedagógicas, a influência do livro didático e as concepções alternativas como causas dessas dificuldades. O objetivo desse estudo consistiu em identificar os conteúdos de ensino e os procedimentos didáticos exigidos nas questões das provas de Biologia do vestibular da UEPB. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma análise das questões de Biologia, que ocorreram no vestibular do período de 2009 a 2012, a fim de identificar os conteúdos e os procedimentos exigidos dos candidatos que se submetem a tal processo seletivo. Para analise das questões das provas foram estabelecidas duas categorias, Conteúdo e Procedimento. A categoria Conteúdo foi dividida em duas subcategorias, intituladas como: Tema e Subtema. A categoria Procedimentos se deu pela identificação dos procedimentos exigidos aos candidatos para a escolha da alternativa correta de cada questão. Com o intuito de facilitar a interpretação dos resultados, as categorias foram distribuídas pelas séries em que os conteúdos são trabalhados no Ensino Médio. Como resultados foram constatados, dentre os conteúdos ensinados no 1° ano, que os temas mais abordados nas questões foram: 1) Citologia; 2) Bioquímica Celular: A Química dos Seres Vivos; 3) Histologia; e 4) Metabolismo Celular: Energia e Controle. Dos conteúdos ensinados no 2° ano os mais abordados foram: 1) Reino Animalia, 2) Fisiologia Humana, 3) Reino Plantae. E entre os conteúdos ensinados no 3° ano os mais exigidos foram: 1) Ecologia e 2) Genética. Os procedimentos mais exigidos pelas questões das provas foram: 1) Analisar situação e aplicar conceito, 2) Sequenciar, 3) Associar, 4) Contextualizar e 5) Analisar Figura, Esquema e Tabela. Os resultados demonstram que a UEPB aborda nas provas todos os conteúdos exigidos no edital. A maioria das questões exige mais de dois procedimentos. Dessa maneira, os resultados sinalizam para a necessidade de estudo intensificado dos conteúdos de Biologia e uma maior utilização de procedimentos didáticos por partes dos alunos que querem ingressar na instituição publica de ensino superior.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Márcia Adelino da Silva Diaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectVestibularpt_BR
dc.titleAnálise dos conteúdos e procedimento exigidos nas provas de biologia do vestibular da UEPB de 2009 a 2012pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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