Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/683
Título: Educação ambiental para gestão integrada de resíduos sólidos no CCBS, Campus I, UEPB
Autor(es): Silva, Cinthia Rodrigues da
Palavras-chave: Educação ambiental
Gestão de resíduos sólidos
Impacto ambiental
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: A falta da Gestão de Resíduos sólidos é um dos principais contribuintes para a degradação ambiental. Campina Grande, a exemplo de outras cidades brasileiras, apresentou urbanização e crescimento desordenados que desencadearam diversos problemas estruturais, principalmente a disposição inadequada dos resíduos sólidos, em consequência, foram provocados diversos impactos socioambientais negativos. O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Campus I, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) colabora de maneira expressiva para a problemática dos resíduos sólidos na cidade de Campina GrandePB. A Gestão Integrada de Resíduos sólidos é uma ferramenta para a minimização dos impactos socioambientais negativos, pois trata da administração das práticas e recursos ambientais, observando os princípios ecológicos, a preservação e conservação ambiental. A Educação Ambiental surge neste cenário, como um dos elementos fundamentais para o alcance dos objetivos e metas de um plano de gestão de resíduos sólidos. Este trabalho objetivou analisar estratégias para implementação da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no CCBS/UEPB, Campus I, favorecendo a redução e/ou mitigação de impactos socioambientais negativos. O trabalho foi realizado de agosto de 2010 a novembro de 2011, por meio dos princípios da pesquisa participante. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação direta e participante, caracterização gravimétrica dos resíduos sólidos gerados na Praça de Alimentação e Departamento de Educação Física, a aplicação de questionário em forma de trilha para análise de percepção ambiental e utilização de ficha roteiro, visando avaliar a gestão integrada de resíduos sólidos do CCBS/UEPB, Campus I. Constatamos a produção mensal de 3.792,24 kg de resíduos sólidos, destes, apenas 8,7% (329,9 kg) são encaminhados aos catadores e catadoras de materiais recicláveis. O conflito conceitual relacionados aos termos resíduos sólidos e lixo, apresentado por 23,8% dos graduandos e graduandas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (noturno) constituiu um entrave à efetivação da coleta seletiva. No período estudado, verificamos que a UEPB, através do CCBS não atendia a legislação ambiental por acondicionar, transportar e destinar de forma incorreta, a maior parte dos resíduos sólidos gerada no CCBS (91,3%), apesar de contar com Projeto de Gestão Integrada de Resíduos sólidos; Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, Comissão de Resíduos de Serviços de Saúde e coletores específicos para coleta seletiva instalados em diferentes pontos do CCBS. Embora não tenha alcançado todas as metas estabelecidas, o CCBS/UEPB trilha os primeiros passos para a implantação da coleta seletiva e implementação das etapas do Projeto GIRES/CCBS. A aplicação de estratégias em Educação Ambiental colaborou para a mitigação de impactos socioambientais negativos no CCBS, Campus I, UEPB.
Descrição: SILVA, C. R. da. Educação ambiental para gestão integrada de resíduos sólidos no CCBS, Campus I, UEPB. 2012. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/683
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cinthia Rodrigues da Silva 1.pdfCínthia Rodrigues da Silva Parte 11.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Cinthia Rodrigues da Silva 2.pdfCínthia Rodrigues da Silva Parte 2466.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.