Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6919
Título: Pena privativa de liberdade: progressão de regime e falta de estabelecimentos penais adequados
Autor(es): Macena, Kalina Lígia Pereira
Palavras-chave: Direito Penal
Pena privativa de liberdade
Progressão de regime
Data do documento: 27-Fev-2015
Resumo: Este trabalho pretende demonstrar as dificuldades na aplicabilidade da pena privativa de liberdade ante a ausência de estabelecimento penal adequado e a progressão de regime e os objetivos estabelecidos pela Lei nº 7.210 de 1984, a Lei de Execuções Penais. A falta de planejamento e de investimentos para o sistema carcerário, o descaso dos poderes públicos e o repúdio da sociedade em tratar do assunto com mais seriedade, suscitou o interesse pelo estudo da matéria. O trabalho em tela estudará primeiramente os aspectos gerais da pena, a sua finalidade, os princípios e garantias constitucionais previstos pela Constituição Federal relativos à aplicação da pena e as dificuldades enfrentadas pelo sistema carcerário tais como: a falta de estrutura física, de planejamento dos poderes públicos e a superpopulação carcerária. No segundo momento abordará as hipóteses em que se admitem a prisão domiciliar e os aspectos legais e jurisprudenciais adotados sobre o sistema progressivo da pena e a admissibilidade ou não da progressão “per saltum”. Por fim apontará possíveis soluções encontradas para que esses problemas sejam amenizados e o propósito da aplicação da sanção seja alcançado.
Descrição: MACENA, Kalina Lígia Pereira. Pena privativa de liberdade: progressão de regime e falta de estabelecimentos penais adequados. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6919
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kalina Lígia Pereira Macena.pdfKalina Lígia Pereira Macena875.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.