Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7078
Título: Ensino das Leis de Newton a partir de um simulador computacional
Autor(es): Ó, Bruno Henrique Siqueira do
Palavras-chave: Leis de Newton
Aprendizagem significativa
Simulador computacional
Data do documento: 17-Abr-2015
Resumo: O uso de simulações computacionais se torna uma importante ferramenta de ensino, que possibilita diversas situações pedagógicas de obtenção de conhecimento prévios bem como a inserção de novos conceitos. A PhET - Interactive Simulations da Universidade do Colorado, oferece gratuitamente simulações de fenômenos físicos, que abordam os conceitos a partir de situações de fácil compreensão e que se aproxima do dia a dia dos alunos. Em nosso trabalho usamos o simulador de Forças e Movimentos que proporciona uma noção básica das equações da mecânica de Newton com o movimento. Assim, nosso objetivo é descrever um relato de uma intervenção didática com uso de um simulador computacional para mediar a compreensão das leis de Newton. A experiência ocorreu numa turma de 1º ano do ensino médio na escola de ensino fundamental e médio, localizada na cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE. Para realizar essa investigação optamos pela utilização da abordagem metodológica de natureza qualitativa. Optamos em realizar um estudo de caso. A nossa intenção em realizar o estudo de caso foi verificar como uma simulação computacional influencia no ensino de Física de um determinado conteúdo, aplicada em uma turma 1º ano do ensino médio. O conhecimento construído com uso do simulador proporcionou aos alunos uma melhor visão da Física em relação ao cotidiano.
Descrição: Ó, B. H. S. do. Ensino das Leis de Newton a partir de um simulador computacional. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7078
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Henrique Siqueira do Ó.pdfBruno Henrique Siqueira do Ó1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.