Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7109
Título: Partição trófica de Lutjanus synagris (Linnaeus, 1758) e Lutjanus alexandrei (Moura &Lindeman, 2007) em sistema hipersalino tropical
Autor(es): Costa, Silvia Yasmin Lustosa
Palavras-chave: Ecologia trófica
Ecossistema costeiro
Partição trófica
Data do documento: 24-Abr-2015
Resumo: A família Lutjanidae é conhecida por conter espécies predadoras do topo da cadeia alimentar e que apresentam hábito carnívoro. Duas espécies, Lutjanus synagris (Linnaeus, 1758) e Lutjanus alexandrei (Moura & Lindeman, 2007), carnívoros predadores de topo coabitam um estuário no Rio Grande do Norte. Frente à importância da recente descoberta da espécie Lutjanus alexandrei e sua escassez bibliográfica no âmbito alimentação, este trabalho teve como principal objetivo, a análise da dieta destas espécies em um ambiente hipersalino, enfatizando a descrição da dieta e verificar quais estratégias de partição trófica foram desenvolvidas para evitar uma competição interespecífica. O estudo foi realizado no estuário hipersalino e negativo do rio Tubarão – RN nos meses de Março, Abril, Julho, Setembro e Novembro de 2012. Os indivíduos foram divididos em três classes de tamanho, e as coletas foram realizadas nos períodos de chuva e seca, em três regiões separadas de acordo com a salinidade (Zonas Inferior, Intermediária e Superior), podendo assim ser avaliadas as variações ontogenéticas, temporais e espaciais. O Índice de Importância Relativa (IIR) foi utilizado para verificar quais itens predominou na dieta das duas espécies e o diagrama de Amundsen foi usado para averiguar as estratégias tróficas utilizadas por esses organismos. Foram analisados 122 estômagos de Lutjanus alexandrei e 117 de Lutjanus synagris. Lutjanus alexandrei durante toda extensão do estuário mostrou-se uma espécie especialista em Brachyura, enquanto Lutjanus synagris generalista, apresenta um espectro alimentar bem mais amplo e consequentemente sendo caracterizado por uma alta amplitude de nicho contrapondo com o seu congênere. A partição trófica entre as duas espécies foi observada, e constatou-se que a sobreposição de nichos foi significativamente baixa, visto que os peixes apresentam estratégias tróficas distintas a fim de garantir a coexistência nesse ecossistema costeiro.
Descrição: COSTA, S. Y. L. Partição trófica de Lutjanus synagris (Linnaeus, 1758) e Lutjanus alexandrei (Moura & Lindeman, 2007) em sistema hipersalino tropical. 2013. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7109
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silvia Yasmin Lustosa Costa.pdfSilvia Yasmin Lustosa Costa1.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.