Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7165
Título: Levantamento preliminar da culicideofauna de fragmentos da Mata do Buraquinho, João Pessoa - PB
Autor(es): Aragão, Andressa de Oliveira
Palavras-chave: Culicideofauna
Mata Atlântica
Atividade antrópica
Bioindicadores
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: Os culicídeos são insetos dípteros da família Culicidae, popularmente conhecidos como mosquitos, pernilongos, carapanãs e muriçocas. Possuem vasta distribuição geográfica podendo ser encontrados desde o Ártico até regiões desérticas além de grande importância sanitária devido o hábito hematófago das fêmeas de grande parte das espécies, atuando como vetores de diversas viroses. Esta pesquisa objetivou fazer um estudo basal do tipo descritivo dos gêneros e, quando possível, espécies ocorrentes na Mata do Buraquinho em João Pessoa, Paraíba, avaliando Diversidade, Dominância e Constância de gêneros, bem como possível incidência das espécies Aedes aegypti e Aedes albopictus em um período de 5 dias. O método de captura utilizado foi rede puçá e sucção oral e armadilhas do tipo ovitrampa, estas últimas visando a coleta de ovos de A. aegypti e A.albopictus. Neste estudo foi possível coletar 88 espécimes de culicídeos os quais estão sendo descritos pela primeira vez na Paraíba as espécies Aedes fulvithorax, Aedes scapularis, Aedes serratus, Aedes taeniorhynchus, Anopheles nimbus, Coquillettidia albicosta, Coquilletidia venezuelensis, Limatus durhamii e Mansonia titillans, além do subgênero Culex e gênero Wyeomyia. A partir das coletas manuais e com ovitrampa não se observou presença de A. aegypti e A. albopictus, podendo isto ser explicado pela coleta de Limatus durhamii, espécie a qual seus imaturos podem comportar-se como predadores de outros mosquitos. Nesse estudo assume-se a importância de Mansonia titillans e Aedes scapularis como possíveis bioindicadores de atividade antrópica na Mata do Buraquinho.
Descrição: ARAGÃO, A. de O. Levantamento preliminar da culicideofauna de fragmentos da Mata do Buraquinho, João Pessoa - PB. 2015. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7165
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andressa de Oliveira Aragão.pdfAndressa de Oliveira Aragão3.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.