Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7239
Título: Dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de Ótica: um estudo de caso
Autor(es): Diniz, Leandro Araújo
Palavras-chave: Ensino de Física
Ótica
Metodologia de Ensino
Data do documento: 15-Jul-2015
Resumo: Este trabalho busca avaliar a metodologia de ensino de Física no 2º ano do ensino médio através de um estudo de caso com o intuito de diagnosticar problemas enfrentados em sala de aula durante o ensino deste componente curricular, focando nas dificuldades e informações que permitam apresentar soluções e meios favoráveis ao ensino de ótica. Mesmo sabendo-se que o ensino de Física, passou por mudanças em seu processo conceitual e metodológico, de certa forma ainda apresenta dificuldades quanto à transmissão de informação pelo professor, assim como também na parte de aceitação dos alunos em absorver tais conteúdos. Considerando as limitações enfrentadas pelos professores no ensino e o desinteresse por parte dos alunos, também vale enfatizar a estrutura apresentada nas unidades de ensino, a maneira como a Física é abordada nas escolas podendo ter contribuído para a difusão de concepções distorcidas dessa ciência, uma vez que os conceitos normalmente são apresentados de forma puramente teórica como algo que se deve memorizar e que não se aplica aos diferentes aspectos da vida cotidiana e que meios dinâmicos estão ausentes, os quais poderiam ter sido aplicados desde a implantação dos conteúdos, nas escolas públicas. A metodologia consiste na aplicação de questionários aos alunos do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antonieta Correia de Menezes na cidade de Pilões - PB, trabalhando as opiniões a respeito dos interesses das turmas em relação ao Ensino de Física, a avaliação do(a) professor(a) quanto ao domínio de conteúdo e metodologia utilizada ao administrar o conteúdo de ótica. Mediante a análise dos questionários, pôde-se ter uma ideia dos anseios e das carências de métodos práticos e dinâmicos, e a partir daí planejar as atividades diferenciados, procurando diversificar as aulas ministradas diante da abordagem do ensino de ótica, podendo abranger outros conteúdos a serem trabalhados.
Descrição: DINIZ, L. A. Dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de Ótica: um estudo de caso. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7239
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leandro Araújo Diniz.pdfLeandro Araújo Diniz2.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.