Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/730
Título: A Matemática dos Espelhos: Proposta para o ensino-aprendizagem de matrizes utilizando transformações geométricas
Autor(es): Lira, Ana Cláudia de Brito
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Geometria
Matrizes
Aprendizagem
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: O principal objetivo desse estudo é apresentar uma proposta didática para o ensino de Matrizes considerando sua relação com as Transformações Geométricas e utilizando espelhos como recursos didáticos. Inicialmente expomos algumas discussões a respeito do ensino de matrizes, o conteúdo matemático que relaciona as matrizes às transformações geométricas, o desenvolvimento histórico dos espelhos, os diferentes recursos didáticos elaborados com espelhos que tem contribuído com o aprendizado matemático, a proposta didática elaborada bem como as atividades desenvolvidas pelos alunos, a descrição da intervenção didática em sala de aula e a avaliação relativa aos objetivos. Utilizamos nesta pesquisa a colaboração de algumas propostas de Dante, Lima e Wagner e Stormowski. Realizamos a intervenção com quatorze estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Ernesto do Rêgo da cidade de Queimadas/PB. Durante a intervenção observamos que os alunos conseguiram analisar e definir o efeito das transformações geométricas sobre figuras geométricas planas e sua relação com as matrizes. Podemos então, considerar que o uso de espelhos auxilia no ensino aprendizagem de matrizes e as relações entre matrizes e transformações geométricas contribuem para ampliar sua aprendizagem.
Descrição: LIRA, A. C. de B. A Matemática dos Espelhos: Proposta para o ensino-aprendizagem de matrizes utilizando transformações geométricas. 2011. 73f. Monografia (Especialização em Educação Matemática Para Professores do Ensino Médio). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/730
Aparece nas coleções:I - EMPEM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Cláudia de Brito Lira 1.pdfAna Cláudia de Brito Lira Parte 11.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Ana Cláudia de Brito Lira 2.pdfAna Cláudia de Brito Lira Parte 21.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Ana Cláudia de Brito Lira 3.pdfAna Cláudia de Brito Lira Parte 3196.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.