Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/767
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Jéssica Barbosa da-
dc.date.accessioned2013-01-17T14:09:55Z-
dc.date.available2013-01-17T14:09:55Z-
dc.date.issued2013-01-17-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/767-
dc.descriptionSILVA, J. B. da. Formação de professores para a educação infantil: onde está a educação física? 2012. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo pretendeu identificar e discutir a presença da Educação Física nos cursos de Pedagogia da cidade de Campina Grande – PB e, ainda, analisar quais os conhecimentos que são tratados na proposta curricular destes cursos. Para tanto, fez-se necessário investigar onde está localizada a Educação Física nos cursos de formação de professores para a Educação Infantil levando-se em consideração que os pedagogos são os principais agentes responsáveis por tratar dos conhecimentos relativos à área da Educação Física neste nível de ensino. A Educação Física se insere neste contexto contribuindo, principalmente, no que diz respeito ao desenvolvimento e aprendizagem motora, utilizando-se de algo que as crianças nesta faixa etária costumam não parar de fazer, que é movimentar-se e, a partir deste ponto estimular o desenvolvimento físico e psíquico-social destes sujeitos. Foram identificadas duas instituições reconhecidas pelo MEC que possuem curso de Pedagogia e em ambas, a Educação Física está inserida na grade curricular da graduação. Após análise dos planos de curso dos componentes curriculares que abordam este conhecimento foi possível perceber que fica evidente que as instituições reservam um espaço, ainda que pequeno, nas suas grades curriculares para tratar dos conhecimentos da Educação Física. Trata-se de componentes com carga horária reduzida, e, que tratam basicamente da abordagem teórica da psicomotricidade, deixando de lado a ampla gama de assuntos possíveis de serem tratados num estudo da cultura corporal do movimento. Porém, seria interessante que fossem ampliadas as discussões sobre a Educação Física na Educação Infantil de maneira que fosse possível tratar bem mais do que a abordagem teórica da psicomotricidade, como foi identificado nas duas propostas analisadas e discutidas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Goretti da Cunha Lisboapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleFormação de professores para a educação infantil: onde está a Educação Física?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Barbosa da Silva.pdfJéssica Barbosa da Silva619.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.