Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7890
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAmorim, Nádia Maria Leite de-
dc.date.accessioned2015-11-16T12:37:34Z-
dc.date.available2015-11-16T12:37:34Z-
dc.identifier.otherCDD 373-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7890-
dc.descriptionAmorim, N. M. L. de. Um olhar pedagógico sobre o perfil do professor/instrutor na instituição do ensino profissionalizante. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo avaliar o perfil do professor/instrutor do ensino profissionalizante sob um olhar pedagógico numa unidade X ofertante dessa modalidade de ensino na cidade de Campina Grande, PB. Os sujeitos desta pesquisa são constituídos de quatorze instrutores entre homens e mulheres. Observamos os critérios que determinam como se deu o ensino profissionalizante na história do Brasil, bem como o nível de formação dos instrutores avaliados e suas sugestões e necessidades dentro do processo de formação do sujeito; Identificamos, após aplicação e analise de questionários, instrumentos de nossa pesquisa alguns pontos que fundamentam o porquê de tantos problemas vivenciados por esses instrutores. A proposta de pesquisa nos forneceu dados referentes ao perfil de formação que este sujeito precisa ter, o que a Unidade de Ensino em questão promove para essa prática e como os instrutores se posicionam diante da sua realidade como educador e o cotidiano formador. A pesquisa é de natureza quantitativa e visa apurar opiniões conscientes permitindo o teste de hipóteses. Para o aporte teórico buscamos apoio nos estudos Zotti (2004), Pitchelli (1997), Nascimento (2007), Cunha (1998), Freire (1997), Lira (1997) e Minayo (1993). O resultado dos dados sinaliza para uma conclusão reflexiva, em dois aspectos: quanto ao saber específico do conteúdo este não é suficiente para ocorrer no ambiente educativo, pois exige uma ação participativa. Constatou-se, ainda que a relação professor/aluno, professor/professor frente às dificuldades da ação pedagógica suscita interesse de melhorar, o nível formação do docente-instrutor.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria José Guerrapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino Profissionalizantept_BR
dc.subjectFormação de Professorpt_BR
dc.subjectDidática de Ensinopt_BR
dc.subjectPrática Educativapt_BR
dc.titleUm olhar pedagógico sobre o perfil do professor/instrutor na instituição do ensino profissionalizantept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nádia Maria Leite de Amorim.pdfNádia Maria Leite de Amorim776.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.