Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7891
Título: Aprendizagem através da linguagem musical na educação infantil: uma análise a partir da realidade da creche Lenise Medeiros (Campina Grande - PB)
Autor(es): Lúcio, Maíse Rodrigues
Palavras-chave: Educação Infantil
Música
Atividade Lúdica
Resumo: O presente estudo surgiu a partir da afinidade da pesquisadora com a música. Este tem como principal objetivo,analisar a aprendizagem através da linguagem musical na Educação Infantil observando a Creche Lenise Medeiros, em Campina Grande- PB. Esperamos que tais reflexões possam contribuir com o desenvolvimento de atitudes lúdicas e prazerosas por parte das crianças, no sentido de que estas possam favorece a socialização, e a expressão de suas ideias e desejos.A música permite que o pedagogo possa auxiliar as crianças, em seu desenvolvimento cognitivo e físico, uma vez que muitas músicas envolvem o corpo, a mente e incentivam ao ouvinte a cantar, a dançar e a movimentar-se. As professoras que atuam com crianças em creches precisam desenvolver esse tipo de atividade, que possibilita o desenvolvimento integral da criança e principalmente a socialização entre pares, como também o desenvolvimento da oralidade. A pesquisa se deu inicialmente pela observação do local escolhido com a intenção de ter um contato primário com o objeto a ser investigado, após essa etapa foi realizado, para aquisição de dados, um questionário para subsidiar a análise que levará em consideração as especificidades desse tipo de pesquisa, a qual foi realizada nas séries do maternal I- II e pré I-II e participaram da mesma 4 professoras. Mediante observação realizada na Lenise Medeiros, R. Caico, S/N, nas Malvinas, Campina Grande- PB. Ficou evidente que os profissionais da Educação Infantil têm concepções e metodologias equivocadas a respeito da aprendizagem, através da linguagem musical, bem como apresentam contradições em relação ao discurso de suas concepções e a prática observada.
Descrição: Lúcio, M. R. Aprendizagem através da linguagem musical na educação infantil: uma análise a partir da realidade da creche Lenise Medeiros (Campina Grande - PB). 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7891
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maíse Rodrigues Lúcio.pdfMaíse Rodrigues Lúcio475.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.