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dc.contributor.authorSantos, Luizete Alves dos-
dc.date.accessioned2015-11-16T12:38:47Z-
dc.date.available2015-11-16T12:38:47Z-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7896-
dc.descriptionSantos, L. A. dos. A formação do professor na educação inclusiva: a percepção de docentes de uma escola regular. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEm sua longa trajetória, a escola vem sofrendo inúmeras transformações com vista a integrar no seu espaço os grupos sociais historicamente excluídos, como os educandos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Dessa forma, o presente trabalho objetiva analisar a formação profissional oferecida aos professores, no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais, matriculados no Ensino Fundamental I de uma Escola Estadual, localizada no município de Campina Grande-PB. Para tanto, buscou-se apresentar o percurso histórico do conceito de deficiência relatando os avanços e limitações apresentados, assim como discorrer sobre a prática das escolas inclusivas e a atuação dos docentes, delineando alguns caminhos na efetivação de uma educação pautada pelos princípios inclusivos. Assim sendo, fez-se uso de uma pesquisa qualitativa e, como instrumento metodológico, uma entrevista semi-estruturada tendo como participantes cinco professoras da referida escola pública. A presente pesquisa foi realizada no mês de novembro e nas duas primeiras semanas de dezembro de 2013. Os dados coletados foram interpretados por meio da análise de conteúdo de Bardin, indicando, nos seus resultados, a presença de uma visão estereotipada do aluno com deficiência, repleta de noções de incapacidade e empecilho, assim como uma exigência de maior qualidade da capacitação profissional oferecida, capaz de atender as demandas da sala de aula associando o processo formativo com uma ampliação do fenômeno da inclusão e reconhecendo a importância e a complexidade dos diversos fatores que atravessam a prática escolar inclusiva. Nesse sentido, pode-se perceber a necessidade de uma reflexão sobre a prática profissional do professor, a qual deve pautar-se em uma visão ampla, abarcando o aluno, a escola e a comunidade em que estão inseridos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Eduardo Gomes Onofrept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectPolítica Educacionalpt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.titleA formação do professor na educação inclusiva: a percepção de docentes de uma escola regularpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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