Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7924
Título: De historiador e louco "todo mundo tem um pouco" uma breve análise histórica da loucura: retalhos da história de Picuí - PB - 1923 a 2009
Autor(es): Marçal, Mayara Ferreira
Palavras-chave: História
Loucura
Picuí
Data do documento: 17-Jun-2015
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como a concepção de loucura foi sendo modificada ao longo das épocas. Primeiro, há uma história geral da loucura, desde a Grécia até a modernidade, sempre ressaltando a diferença entre as maneiras de ver e dizer o louco. Em seguida, tem-se uma história da Psiquiatria no Brasil, que coincide com a moderna concepção de loucura como “doença mental” e, no final, fizemos um estudo local sobre a loucura na cidade de Picuí-Pb, a partir segunda década do século XX. Neste caso, a ênfase recai sobre dois personagens curiosos da cidade: Rapsa e Chico Barroso, que possuem histórias de vida muito diferentes, mas ambas marcadas pelo emblema da loucura. Para traçarmos o perfil desses sujeitos, fizemos uso da história oral. Para dar suporte a esta História da loucura e da Psiquiatria, recorreu-se a uma bibliografia inspirada nas teses de Michel Foucault, nas obras de Jurandir Costa Freire (1944) e Vera Portocarrero (2002), além de outros documentos bibliográficos, literários e cinematográficos. Por fim, fizemos uma leitura de códigos criados para atribuir à loucura certas atitudes, interpretadas como “anormais”, e como eles serviram, muitas vezes, para controlar as ações indesejadas de sujeitos que rompiam os padrões vigentes da época.
Descrição: Marçal, M. F. De historiador e louco "todo mundo tem um pouco" uma breve análise histórica da loucura: retalhos da história de Picuí - PB - 1923 a 2009. 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7924
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara Ferreira Marçal.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.