Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8044
Título: Os direitos dos idosos na atualidade: um estudo bibliográfico
Autor(es): Galdino, Terciane Pereira
Palavras-chave: Política nacional do idoso
Envelhecimento
Serviço social
Idoso
Data do documento: 9-Dez-2014
Resumo: Globalmente, a população idosa cresce de forma acelerada. Esse crescimento acarretou maiores preocupações em relação a um envelhecimento digno e longínquo, desencadeando um processo em que o Estado e a Sociedade Civil organizada vem trabalhando de forma significativa para elaborar leis e garantir direitos para essa população. Os principais traços registrados de atenção ao idoso se dirigem à Constituição Federal de 1988 e a Política Nacional do Idoso de 1994. Com o fenômeno de “envelhecimento” da população brasileira e para que a terceira idade tivesse garantidos o respeito e a dignidade, fez-se necessária, a criação do Estatuto do Idoso em 2003. O Envelhecimento não é um processo igual para todo indivíduo, más o direito a envelhecer com qualidade sim, e é necessário um cuidado com a vida do ponto de vista físico e psicológico, fator essencial para melhoria da Qualidade de Vida. O Serviço Social vem trabalhar na Política de Assistência Social em junção com demais profissionais possibilitando uma maior facilidade em sua organização e desenvolvimento, levando ao Assistente Social o desafio de trabalhar na efetivação dos valores postos no Projeto Ético Político Profissional, onde, o idoso se veja dentro desse processo como um ser de direitos. Nesse contexto, realizamos a pesquisa bibliográfica que faz uma análise da importância dos direitos dos idosos na atualidade.
Descrição: GALDINO, T. P. Os Direitos dos idosos na atualidade: um estudo bibliográfico. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8044
ISSN: 305.26
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Terciane Pereira Galdino.pdf414.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.