Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8096
Título: A importância do ensino da geografia como leitura do mundo: Atentando para novas didáticas metodológicas na construção do conhecimento
Autor(es): Araújo, Lindimária da Silva
Palavras-chave: Geografia
Leitura do Mundo
Metodologias
Data do documento: 10-Dez-2015
Resumo: O ensino da Geografia é considerado indispensável na compreensão do mundo, haja vista que este vai além da explicação de paisagens, terras e seus fenômenos. É por meio dela que o aluno toma ciência das ações humanas, compreende que o homem constrói, destrói e modifica o ambiente e a si mesmo. Contudo, a transmissão desse conhecimento é um desafio para a maioria dos docentes. Dessa forma é necessário se discutir a importância da disciplina geografia enquanto ensino para que passa ampliar as possibilidades da aprendizagem e se construa outras leituras de mundo, da vida e do espaço vivido, a partir desse caminho – a Geografia. Para tanto, aborda a é necessário que o professor tenha a incumbência de associar os conhecimentos geográficos ao cotidiano do aluno, buscando através de metodologias inovadoras, tornar o aluno construtor do seu próprio conhecimento. Desta forma, este estudo foi realizado a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema da Geografia como leitura do mundo, de forma que se possa compreender a sua importância do conhecimento construído no contexto da sala de aula, estimulando do aluno a compreender o contexto social no qual está inserido, através de leituras, pesquisas, debates, entre outras atividades. Este trabalho foi realizado a partir de levantamento bibliográfico, voltado para pesquisa descritiva direcionada ao objeto da pesquisa.
Descrição: ARAÚJO, L. S. A importância do ensino da geografia como leitura do mundo: Atentando para novas didáticas metodológicas na construção do conhecimento. 2014. 22p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8096
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lindimária da Silva Araújo.pdf807.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.