Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8131
Título: O uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de Química: estudo de caso a partir da inserção de uma Flexquest off-line sobre ácidos e bases
Autor(es): Batista, Alexsandro Duarte
Palavras-chave: Teoria da Flexibilidade Cognitiva
FlexQuest off-line
Ensino de Química
Data do documento: 18-Mar-2014
Resumo: Esta pesquisa é resultado de uma investigação de cunho qualitativo, tendo como objetivo, investigar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Química a partir de uma estratégia didático-pedagógica do tipo FlexQuest off-line sobre ácidos e bases. Inicialmente, a presente pesquisa buscou fazer um levantamento com os professores da disciplina de Química da rede estadual, utilizando como instrumento de análise o questionário semiestruturado, com o objetivo de traça o perfil do professor (a) para participar da pesquisa. Logo em seguida, após a seleção do professora, foi aplicado a estratégia didático-pedagógica FlexQuest off-line, com uma turma do 2° ano do ensino médio no turno da manhã. A FlexQuest incorpora, na WebQuest, a Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC), sendo uma teoria de ensino e aprendizagem e representação do conhecimento, a estratégia tem a finalidade a aquisição de níveis avançados do conhecimento. Os resultados apontam que a ferramenta, possibilitou aos estudantes novas habilidades de busca e tratamento de informação. Nesse sentido, esse recurso mostrou-se eficaz para despertar e estimular a buscar de informações em diversas formas, desenvolvendo a flexibilidade cognitiva. Então, certificou-se que a FlexQuest off-line é uma boa ferramenta para aquisição do conhecimento em níveis avançados, pois desenvolve nos estudantes, as habilidades de aplicação do conhecimento assimilado em diversos contextos. Sendo assim, inferirmos que a inserção da estratégia FlexQuest off-line no ensino de Química, contribuiu no processo de ensinoaprendizado de ácidos e bases. Pois, esta ferramenta possibilitou aos estudantes a compreensão da temática de diversos ângulos, possibilitando uma visão holística-interativa dos mesmos.
Descrição: BATISTA, A. D. O uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de Química: estudo de caso a partir da inserção de uma Flexquest off-line sobre ácidos e bases. 2014. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8131
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexsandro Duarte Batista.pdfPDF - Alexsandro Duarte Batista4.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.