Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8157
Título: Perfil de monitores no macrocampo esporte e laser do Programa Mais Educação em Ingá-PB
Autor(es): Silva, Juliano Pereira da
Palavras-chave: Políticas Públicas na Educação
Educação Integral
Monitoria
Educação Física Escolar
Data do documento: 12-Dez-2014
Resumo: A participação da sociedade no desenvolvimento de políticas públicas posiciona-se entre as inquietações de governos e sociedades, onde as politicas públicas voltadas á educação paulatinamente estão ocupando um espaço gradativo. Dentre as politicas públicas está a Educação Integral, idealizada pelo Ministério da Educação, por meio das Secretarias de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) e de Educação Básica (SEB), em parceria com o FNDE. A Educação Integral tem sido um ideal presente na legislação educacional brasileira e nas formulações de nossos educadores. Iniciativas diversas, em diferentes momentos da vida pública do país, levaram esse ideal para perto das escolas, implantando propostas e modelos de grande riqueza, mas ainda pontuais e esporádicos (Texto Referencia para o Debate Nacional, 2009, p. 5). Influenciar o bom desenvolvimento em políticas públicas também se tornou desígnio das escolas que devem oferecer subsídios que estabeleçam a progressão em suas diversas formas de materialização dentre as quais se enquadra o Programa Mais Educação implantado em escolas públicas oferecendo vários macrocampos, dos quais foi elencado o esporte e lazer para o desdobramento desta pesquisa. Ao voltar nossas atenções aos aspectos qualitativos, buscou-se reconhecer aspectos do perfil e da atuação de monitores do macrocampo esporte e lazer no programa Mais Educação em Ingá/PB, percebendo estes educadores sociais como um dos pontos fortes contribuintes para o bom desenvolvimento do programa enquanto política pública voltada à qualificação educacional. Para tanto, temos como objetivos específicos a identificação e análise de quem são as pessoas que exercem a função de monitores, e por qual processo seletivo passaram, assim como os aspectos relacionados à formação e à atuação de cada monitor, tais como, as expectativas na área e os maiores desafios nas oficinas do macrocampo esporte e lazer a partir de entrevista semiestruturada, realizada por meio de uma pesquisa de campo. Este estudo firmou a concepção da necessidade do aprimoramento das discussões que norteiam a Educação Integral possibilitando assim a efetividade de suas ações, pautando dentre outros aspectos os déficits presentes na atuação de seus monitores ocasionados principalmente por falta de elementos norteadores referentes ao processo ensino/aprendizagem, sendo notório a valorização da prática sem cunho reflexivo.
Descrição: SILVA, J. P. da. Perfil de monitores no macrocampo esporte e laser do Programa Mais Educação em Ingá-PB. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8157
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliano Pereira da Silva.pdfPDF - Juliano Pereira da Silva448.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.