Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8216
Título: O ensino de Matemática nas escolas e sua aplicabilidade no cotidiano
Autor(es): Pereira, Irenildo Valentim
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Cotidiano escolar
Programa Gestar
Data do documento: 26-Fev-2015
Resumo: O presente trabalho é resultado das vivências profissionais ao longo da carreira docente. Essas experiências proporcionaram a presente pesquisa, que vai partir das situações vivenciadas no projeto Gestar (programa semi presencial orientado para a formação de professores, objetivando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem), o qual utiliza situações do cotidiano, fazendo uma interligação com os conceitos matemáticos. Através dos questionamentos dos discentes foi desenvolvida a problemática das situações do cotidiano potencializarem o ensino da Matemática em sala de aula, depois da aplicação das oficinas em sala de aula. Para melhor delimitar o trabalho foram desenvolvidos objetivos para contribuir com esta pesquisa, a exemplo de analisar o ensino da Matemática nas escolas e como os alunos utilizam a mesma no seu dia-a-dia, tendo-se que especificar situações diárias em que a Matemática é utilizada, enumerando essas situações que forem usadas, identificar estratégias para tornar a Matemática próxima dos alunos. A escolha deste tema justifica-se pelas vivências profissionais, como saber o porquê dos alunos terem tanta dificuldade em aprender Matemática, principalmente aquela que é exposta em sala de aula por meio de aulas previamente planejadas nos encontros semipresenciais, com o objetivo de aplicar os conteúdos usando situações do cotidiano que envolvam os números decimais e situações diárias, sendo necessário, através dessas aulas, fazerem-se observações com o propósito de melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos. Através da aplicação de tais conteúdos perceber se os objetivos foram alcançados depois de ter introduzido o programa Gestar em suas aulas de matemática. Portanto, perceber se a Matemática que utilizamos em sala de aula pode ser aplicada no cotidiano dos alunos de forma interligada com os conteúdos obrigatórios. Os educadores precisam buscar meios para poderem usar as situações do cotidiano dos alunos com ênfase nas escolas podendo assim termos melhores índices de aprendizado no ensino da Matemática.
Descrição: PEREIRA, I. V. O ensino da matemática nas escolas e sua aplicabilidade no cotidiano. 2015. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8216
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Irenildo Valentim Pereira.pdfPDF - Irenildo Valentim Pereira3.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.