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dc.contributor.authorFonceca, Ronnylson Cesar de Oliveira-
dc.date.accessioned2013-05-15T17:52:03Z-
dc.date.available2013-05-15T17:52:03Z-
dc.date.issued2013-05-15-
dc.identifier.otherCDD 570-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/838-
dc.descriptionFONCECA, R. C. de O. Utilizando a calculadora científica para a resolução de problemas na 1ª série do Ensino Médio. 2011. 56f. Monografia (Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractNesta pesquisa, buscamos explicitar tanto as resistências como as contribuições do uso da calculadora nas aulas de Matemática. Tal trabalho surgiu da nossa preocupação em sala de aula em tentar mostrar que a Matemática pode ser trabalhada de maneira a despertar no aluno a curiosidade para desenvolver o seu aprendizado e, nessa busca, percebemos que a calculadora é um recurso que pode contribuir com um ensino-aprendizagem de Matemática focado na compreensão, num fazer matemático vivo, podendo, por exemplo, ser usada como fonte de pesquisa e no trabalho com atividades de resolução de problemas. Também temos observado que a inclusão da calculadora nas aulas de Matemática ainda tem causado controvérsias que precisam ser mais bem estudada e analisada. A inserção de recursos tecnológicos em sala de aula como a calculadora implica em mudanças pedagógicas que façam referência tanto aos professores como aos alunos, pois, além de interferir na atividade profissional pela ação desenvolvida, adota-se, portanto, uma mudança no papel do professor. Assim, este trabalho busca também proporcionar um ensino mais dinâmico que possa levar o aluno a refletir sobre o bom uso da calculadora em sala de aula. No desenvolvimento deste trabalho, utilizamos a metodologia de pesquisa denominada pedagógica (LANKSHEAR, KNOBEL, 2008), onde o professor realiza um estudo sobre sua própria sala de aula e assim, pode fazer uma reflexão de sua prática que poderá contribuir para um processo de ensinoaprendizagem de melhor qualidade. O trabalho de campo foi realizado em ambiente normal de sala de aula, em uma turma de 1ª série do ensino médio, em uma escola particular, no estado da Paraíba. No desenvolvimento desta parte, foram realizados nove encontros, em que atuamos como professor-pesquisador. Em conexão, com o trabalho desenvolvido em sala de aula, analisamos livros didáticos de Matemática da 1ª série do ensino médio no que diz respeito ao uso da calculadora. Dentre os resultados e conclusões obtidos, destacamos que há um interesse visível do aluno em querer trabalhar com a Matemática, quando seu ensinoaprendizagem compreende atividades envolvendo o uso da calculadora e da Resolução de Problemas. Entretanto, é preciso que haja uso contínuo destes recursos para que se promovam momentos ricos de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Silvanio de Andradept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de matermáticapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleUtilizando a calculadora científica para a resolução de problemas na 1ª série do Ensino Médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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