Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/839
Título: Índice de massa corporal dos graduandos do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Medeiros, Wiviane Felix Xavier de
Palavras-chave: Índice de massa corporal
Educação Física
Composição corporal
Gordura corporal
Data do documento: 15-Mai-2013
Resumo: O estudo tem o objetivo de conhecer a composição corporal de ambos os gêneros dos graduandos do Curso de Licenciatura Plena Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba. O desenvolvimento do tema proposto foi realizado por um estudo transversal descritivo. O estudo envolveu 70 estudantes universitários sendo 50%(n=35) do gênero feminino e 50%(n=35) do gênero masculino. Os principais resultados mostraram que para o % de gordura corporal em ambos os gêneros os dados encontrados 71,42%(n=50) acima do % de gordura corporal normal, 27,12%(n=19) para percentual de gordura normal e 1,44%(n=1) para percentual de gordura abaixo do normal. Em relação ao IMC de ambos os gêneros os principais resultados 60,0%(n=42) em estado normal, 4,3% (n=3) com baixo peso, 32,85%(n=23) com excesso de peso e 2,85%(n=2) com obesidade I. Em relação aos comparativos relacionados ao % de gordura corporal e IMC, percebe-se que muito embora os universitários apresentem 60,0% (n=42) normal, para o % gordura apresentam 71,42% (n=50) acima do % de gordura corporal normal. Diante do exposto, apesar de serem profissionais que lidam diretamente com os cuidados com o corpo que se torna a principal ferramenta de trabalho do profissional de Educação Física, sendo ainda os mesmos os principais agentes na prevenção da saúde que lidam com programas de educação para a saúde e com a formação de hábitos de alimentação saudáveis e no incentivo as práticas de atividades físicas, estão expostos a doença do século que é a obesidade e a inatividade física.
Descrição: MEDEIROS, W. F. X. de. Índice de massa corporal dos graduandos do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba. 2012. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/839
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wiviane Felix Xavier de Medeiros.pdfWiviane Felix Xavier de Medeiros1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.