Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8427
Título: Pejotização do trabalhador: a descaracterização fraudulenta do vínculo empregatício com o escopo de suprimir os direitos trabalhistas
Autor(es): Duarte, Gyanna Lys Almeida de Sousa
Palavras-chave: Direito do Trabalho
Precarização
Pejotização
Fraude nas relações trabalhistas
Resumo: O presente artigo tem por escopo analisar o fraudulento fenômeno da Pejotização que induz o trabalhador a constituir pessoa jurídica para a prestação dos serviços, em decorrência da imposição do empregador. Em um primeiro momento, busca-se caracterizar este expediente ilícito utilizado com o intuito de fraudar a típica relação de emprego para burlar a aplicação e proteção dos diretos trabalhistas. Analisa-se, em seguida, os aspectos que envolvem esse instituto, sua nefasta repercussão sobre os direitos e garantias dos obreiros, bem como as consequências de sua utilização frente à aplicação dos princípios da primazia da realidade e do da irrenunciabilidade e, por fim, observa-se como os tribunais vêm abordando o tema.
Descrição: DUARTE, Gyanna Lys Almeida de Sousa. Pejotização do trabalhador: a descaracterização fraudulenta do vínculo empregatício com o escopo de suprimir os direitos trabalhistas. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8427
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gyanna Lys Almeida de Sousa Duarte.pdfGyanna Lys Almeida de Sousa Duarte590.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.