Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8608
Título: Matemática do cotidiano na sala de aula e resolução de problemas: Uma experiência com o Programa GESTAR
Autor(es): Araújo, José Nilson de
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Resolução de problemas
GESTAR
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 4-Dez-2015
Resumo: O presente trabalho visa compreender quais são as reações e interesses dos discentes frente ao ensino de Matemática a partir de situações em que os alunos percebam sua aplicabilidade. Além disso, identificar as contribuições desta abordagem para o processo ensino-aprendizagem dos alunos. O caminho escolhido para realização deste trabalho foi inicialmente uma pesquisa bibliográfica sobre os impasses referente ao ensino de Matemática, mostrando a importância da formação do professor. O trabalho de campo foi desenvolvido por meio de um mini curso em uma sala de aula do 8° ano de uma escola pública municipal do Estado da Paraíba, apoiado, sobretudo no material do Programa GESTAR, especificamente no Caderno de Apoio Aprendizagem de Matemática, Unidade III - imposto de renda e porcentagem, visto que, nesse Programa, os assuntos de matemática sempre são abordados a partir de situações reais, aquelas que certamente fazem sentido para a vida dos alunos, desenvolvidos por meio de resolução de problemas. Dentre os resultados, percebeu-se em muitos momentos comportamentos dos alunos positivamente diferenciados em relação aos que geralmente é presenciado cotidianamente numa sala de aula padrão de matemática. Na proposta desenvolvida, os alunos começaram efetivamente a interagir, a participar da aula, com uma grande vontade de querer conhecer o assunto que estava sendo abordado.
Descrição: ARAÚJO, J. N. de. Matemática do cotidiano na sala de aula e resolução de problemas: Uma experiência com o Programa GESTAR. 2015. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8608
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Nilson de Araújo.pdfPDF - José Nilson de Araújo4.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.