Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8662
Título: Uma abordagem do método de deformação na teoria solitônica
Autor(es): Ramos Júnior, Bugley de Farias
Palavras-chave: Método de deformação
Equação KDV
Ondas viajantes
Sólitons
Data do documento: 22-Jun-2015
Resumo: Resolver sistemas não lineares é sempre um grande desafio, tanto na física quanto na matemática. Geralmente os métodos utilizados são bastantes técnicos e muitas vezes complexos, ou seja, não são nada triviais. No entanto, o método abordado nesse trabalho é simples e direto. E pode gerar soluções do tipo ondas viajantes para equações diferenciais não lineares. Um fato muito interessante desse método é que a solução para equações como a KdV e mKdV pode ser obtida a partir de uma solução simples de equação linear. E não só isso, também é possível encontrar as soluções de equações desse tipo a partir de uma solução tipo sóliton.Esse método é conhecido como método de deformação. Por sua vez, a teoria dos sólitons é uma das teorias mais fantásticas estudas nos últimos anos. Sólitons são pulsos de energia localizada, que interagem fortemente e não mudam de forma. Isto é, possuem comportamento de partículas. Esse fenômeno vem sendo o observado em diversas áreas do conhecimento, e por isso, acredita-se que seja um fenômeno de caráter universal.
Descrição: RAMOS JÚNIOR, B. de F. Uma abordagem do método de deformação na teoria solitônica. 2015. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8662
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bugley de Farias Ramos Júnior.pdfPDF - Bugley de Farias Ramos Júnior807.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.