Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8740
Título: Terras raras: uma análise sobre as polÍticas de restrição chinesa
Autor(es): Patriota, Letícia Araújo
Palavras-chave: China
Elementos de terras raras
Restrições
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: O presente estudo visa tratar acerca da atual e incerta situação dos elementos de terras raras utilizados largamente na produção de produtos de alta tecnologia. A crescente necessidade por tais manufaturados eleva a preocupação dos países quanto à disponibilidade desses insumos no mercado, tendo em vista que a China, como principal detentora da exploração desses recursos, tem restringido o acesso das demais nações ao produto. O objetivo deste estudo será questionar quais as motivações chinesas ao aplicar as políticas de restrição e para isso escolheu três variáveis independentes, quais sejam: política industrial para elementos de terras raras, política de estratégia de inserção internacional e política comercial chinesas. Com isso, busca demonstrar que a política de restrição chinesa para os ETR é reflexo da política doméstica de reorganização industrial. A pesquisa será qualitativa e terá caráter exploratório, utilizando-se de documentos disponibilizados pela OMC e literatura produzida a respeito da temática. Assim, optou-se pela estratégia de pesquisa estudo de caso e pelo uso da ferramenta metodológica conhecida como process tracing, visto que é um trabalho qualitativo com forte influência da história.
Descrição: PATRIOTA, L. A. Terras raras : uma análise sobre as polÍticas de restrição chinesa. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8740
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Letícia Araújo Patriota.pdfLetícia Araújo Patriota981.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.