Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8899
Título: Geografia: as práticas educativas na EJA do ensino médio
Autor(es): Rocha, Alessandra da
Palavras-chave: Estágio Supervisionado
Professor
Educação de Jovens e Adultos
Data do documento: 2015
Resumo: O presente artigo apresenta uma temática do ensino de geografia, em uma perspectiva de crítica ao tradicionalismo e busca de subsídios para a construção de uma geografia preocupada com a criticidade e o senso de cidadania dos educandos. Sabemos que o ensino tem sofrido mudanças significativas nas ultimas décadas e o professor não pode ficar fora dessas mudanças. Nesta pesquisa buscou – se investigar as práticas educativas utilizadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio, a partir da experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado na E.E.E.F.M. José de Carvalho, no município de Guarabira – PB no ano de 2014, a fim de verificar sua adequação á realidade cultural e subjetiva dos alunos da EJA, visto que esta é uma modalidade que deve possibilitar uma leitura crítica e analítica do mundo. Como embasamento teórico utilizamos os seguintes autores FREIRE (2005), FREIRE (1996), LDB (1996), MUNHOZ e SANTOS (2014), NETO (2008), TOMITA (2012), CNE/CEB 11/2000. Como resultado desse estudo constatou algumas conclusões bastante significativas, como, por exemplo, que o ensino de geografia na sala de aula da EJA, ainda vem se caracterizando de forma bastante tradicional; a escassez de material didático; e ausência de contextualizar o conteúdo com o conhecimento do aluno, entre outros. Portanto este estudo contribuirá para um repensar do professor de Geografia que está atuando na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos, fazendo o refletir sobre sua prática educativa contribuindo para uma formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.
Descrição: ROCHA, A. da. Geografia: as práticas educativas na EJA do ensino médio. 2015. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8899
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alessandra da Rocha.pdf551.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.