Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/894
Título: Educação física e inclusão: nos bastidores da escola
Autor(es): Nascimento, Fabiana Gomes do
Palavras-chave: Educação física
Pessoa com deficiência
Inclusão
Data do documento: 5-Jun-2013
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar como acontece a participação de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física em três escolas situadas na cidade de Campina Grande – PB, sendo elas uma pública municipal, uma pública estadual e uma da rede particular. A pesquisa de caráter qualitativo teve como instrumento seis questionários, sendo aplicado aos seguintes sujeitos: gestores, professores de Educação Física, alunos com deficiência, pais de alunos com deficiência, alunos não deficientes, pais de alunos não deficientes. A partir de nosso estudo constatamos a presença de um aluno com deficiência física no 7º ano da Escola Pública Municipal, um aluno com deficiência auditiva no 9º ano da Escola Pública Estadual e um aluno com paralisia cerebral (PC) no 5º ano da Escola Particular. Os dados indicaram que apenas uma, das três escolas, possui estrutura física que atenda às necessidades dos alunos com deficiência, as outras estão em processo de adaptação. Dos três gestores, apenas um possui conhecimento especifico de como trabalhar com alunos deficientes em sala de aula. Todos os professores possuem graduação e especialização, no entanto, o único conhecimento que adquiriram sobre o trato com alunos com deficiência obtiveram na graduação, entretanto afirmam que é insuficiente para que se possa desenvolver um melhor trabalho na escola. Os professores afirmam que conseguem inserir os alunos deficientes nas aulas de Educação Física. Todos os 3 pais de alunos deficientes afirmaram que não fazem nenhuma restrição aos seus filhos com relação as aulas de Educação Física, no entanto, 1 dos pais apresentaram um certo receio de que seus filhos sejam vítimas de bullyng. Quanto aos 14 pais de alunos não deficientes apenas 1 discordou da presença de alunos com algum tipo de deficiências nas escolas regulares, alegando que tais alunos necessitam de escolas especializadas. Os dados indicaram que todos os alunos PD estão inseridos nas aulas de Educação Física e não se sentem excluídos da escola. Entendemos que não é necessário uma redefinição do que é educação inclusiva ou das nomenclaturas para definir alguém que é portador de deficiência, mas, uma consolidação de uma educação inclusiva condizente com o que é disseminado na sociedade através dos meios de comunicação, para que assim possamos ter realmente uma educação inclusiva propriamente dita com uma cultura escolar que valorize o aluno e o professor.
Descrição: NASCIMENTO, F. G. do. Educação física e inclusão: nos bastidores da escola. 2012. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/894
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabiana Gomes do Nascimento.pdfPDF - Fabiana Gomes do Nascimento1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.