Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9007
Título: Avaliação das estratégias aplicadas à gestão integrada de resíduos sólidos no bairro Malvinas, Campina Grande-PB
Autor(es): Araújo, Elaine Cristina dos Santos
Palavras-chave: Educação ambiental
Resíduos sólidos orgânicos
Gestão de resíduos sólidos
Data do documento: 29-Jan-2016
Resumo: A implantação da gestão integrada de resíduos sólidos no bairro Malvinas, Campina Grande – PB surgiu em virtude da necessidade de promover um descarte ambientalmente adequado aos resíduos sólidos domiciliares e possibilitar a sensibilização, formação, mobilização e envolvimento de diferentes atores sociais a partir de estratégias em Educação Ambiental. O principal objetivo deste trabalho foi avaliar as estratégias de sensibilização e mobilização que favorecessem a sustentabilidade da gestão integrada de resíduos sólidos no bairro Malvinas, Campina Grande – PB. O trabalho foi realizado no período de fevereiro de 2014 a janeiro de 2016, tendo por base, os princípios da pesquisa experimental e participante, dividido em cinco etapas: diagnóstico da coleta seletiva do bairro Malvinas, a partir da percepção dos moradores; caracterização gravimétrica de resíduos gerados no bairro; caracterização química, física e sanitária de resíduos sólidos orgânicos, de flores e de folhas; avaliação do sistema de tratamento de resíduos sólidos orgânicos domiciliares e identificação das alternativas voltadas para a gestão integrada de resíduos sólidos. Através do diagnóstico ambiental foi possível identificar que as estratégias desenvolvidas contribuíram para a minimização dos impactos negativos no bairro (52%) e nas residências (36%), promovendo a satisfação dos moradores, que sugeriram a continuação dos trabalhos (18%). As etapas relativas ao processo de sensibilização em Educação Ambiental promoveram a coleta média de 140,20 kg de resíduos, sendo que 64% consistiram de resíduos sólidos orgânicos, com alto teor contaminante (média de 3,26 ovos de helmintos/gST), justificando a necessidade do tratamento da parcela orgânica em sistema de compostagem descentralizado. O experimento consistiu de três tratamentos com três repetições, totalizando nove composteiras móveis, monitoradas diariamente, durante 120 dias. O sistema estudado permitiu o alcance dos objetivos da compostagem; estabilização e higienização de resíduos sólidos orgânicos, resultando em um composto com características viáveis à aplicação em hortas e jardins, requerendo, porém, o teste de fitotoxicidade. As estratégias em Educação Ambiental contribuíram para a sensibilização de diferentes atores sociais, promovendo a mobilização da sociedade, a partir dos princípios da corresponsabilidade e sustentabilidade, favorecendo a diminuição de impactos negativos sobre o meio ambiente e a sociedade.
Descrição: ARAÚJO, E. C. dos S. Avaliação das estratégias aplicadas à gestão integrada de resíduos sólidos no bairro Malvinas, Campina Grande-PB. 2016. 100f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9007
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elaine Cristina dos Santos Araújo.pdfPDF - Elaine Cristina dos Santos Araújo3.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.