Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9070
Título: O política monetária no governo Dilma Rousseff e suas decorrências para a economia brasileira
Autor(es): Pedrosa, Lucy Alana Menezes
Palavras-chave: Política monetária
Governo Dilma Roussef
Economia brasileira
Data do documento: 4-Jul-2015
Resumo: Este artigo se constitui em um estudo da aplicação dos principais instrumentos de política monetária durante o primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff e as implicações que as alterações na taxa básica de juros, na oferta de moeda e na disponibilidade de crédito tiveram para os níveis de investimento, poupança, consumo, inflação e dívida pública. A importância do trabalho se confirma pela formação de relevantes elementos ausentes do debate acadêmico que versão sobre a coeva situação da economia brasileira e suas repercussões para os agentes econômicos. A metodologia aplicada envolve, principalmente, o método dedutivo, a pesquisa explicativa e a técnica de exame de dados por levantamento “ex-post-facto”. Os resultados demonstraram o dualismo da política monetário durante os quatro anos de análise, com alternações de viés contracionista e expansionistas, bem como, com a aplicação simultânea de ações majoritariamente restritivas (como a elevação da taxa de juros) e medidas predominantemente agregativas (como a ampliação e facilidade do crédito e da oferta de moeda). As repercussões sobre as variáveis foram divergentes, demonstrando resultados gerais positivos sobre o aumento do nível de consumo interno, o relativo controle do índice de inflação e a diminuição relativa na dívida pública, porém, com redução nos coeficientes de investimento e poupança o que resultou no baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para o período, sobretudo, nos anos de 2012 e 2014.
Descrição: PEDROSA, Lucy Alana Menezes. A política monetária do governo Dilma Rousseff e suas decorrências para a economia brasileira. 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9070
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - LUCY ALANA MENEZES PEDROSA.pdf1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.