Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9105
Título: Um lesivo baile de máscaras: quando o ódio se veste como riso em piada sobre homossexuais
Autor(es): Silva, Arthur Tomaz da
Palavras-chave: Homofobia
Análise do Discurso
Discurso Homofóbico
Humor - Piada
Data do documento: 20-Nov-2014
Resumo: Em meio aos vários conflitos ideológicos presentes na sociedade, um deles se destaca por se tratar de um tema observável em várias esferas sociais, seja no âmbito religioso, escolar, familiar ou corporativo. Discussões sobre homossexualidade e, consequentemente, sobre a homofobia, em sua grande maioria, estão cercadas de ignorância, o que promove uma visão não adequada com relação a homossexuais. O objetivo dessa pesquisa é investigar como o discurso homofóbico é disseminado na sociedade, através do humor, no gênero piada sobre homossexuais. Com o trabalho, visamos também atenuar, através da conscientização da problemática, o preconceito disseminado por tais piadas. Utilizamos piadas sobre homossexuais acessadas na internet como material linguístico que nos leva aos discursos nele presentes, onde podemos encontrar as ideologias que sustentam os discursos homofóbicos, bem como seu percurso através da história, que nos permite entender como o sentido é formulado. Baseamos nossa discussão nos estudos de Eni P. Orlandi (2013) para tratar de definições acerca da Análise do Discurso; Sírio Possenti (1998) para a compreensão das características do gênero piada; e Sam Killermann (2013) para as questões de gênero e sexualidade. A pesquisa demonstrou que os sujeitos podem compartilhar a homofobia presente nas piadas de forma inconsciente, quando não há conhecimento do discurso que elas carregam. Quando a disseminação acontece de forma consciente, os sujeitos encontram espaço para materializar na língua um discurso de ódio, porque a piada é um gênero aparentemente neutro, onde discursos como este podem circular livremente na sociedade. Dentre os resultados desse fenômeno – a homofobia – estão as formas mais leves de preconceito até os casos mais severos, quais sejam: homossexuais são agredidos fisicamente ou até mesmo mortos.
Descrição: Silva, A. T. da. Um lesivo baile de máscaras: quando o ódio se veste como riso em piada sobre homossexuais. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9105
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arthur Tomaz da Silva.pdf1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.