Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9112
Título: Um olhar interacionista sociodiscursivo sobre o PIBID: contribuições para a construção identitária do professor de língua inglesa
Autor(es): Araújo, Moema Jane de Medeiros
Palavras-chave: Formação de Docente
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Prática Docente
Data do documento: 9-Dez-2014
Resumo: O presente trabalho surgiu a partir de reflexões sobre a formação inicial docente, a qual deve ser oferecida nos cursos de licenciatura. Durante o curso, os docentes (alunosprofessores) tem a oportunidade de conciliar a teoria estudada com a prática em sala de aula através da disciplina de Estágio Supervisionado (ES), mas algumas vezes o andamento da disciplina não ocorre como planejado, deixando lacunas que prejudicam os alunos de letras. Com base neste fato e na tentativa de comprovar as reais contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na carreira de um docente, procuramos responder o seguinte questionamento: De que forma os graduandos bolsistas do PIBID avaliam a relação entre este programa e sua formação inicial docente? Para a obtenção de tal resposta, foi feito um estudo de caso com a aplicação de um questionário sociocultural, seguido de uma entrevista gravada com 6 questionamentos com uma participante do PIBID de codinome Laura. O Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) apoiado por Bronckart (2009) e Machado (2009), foi utilizado para a análise da fala através das categorias de análisemodalizações. Tratando da importância sobre a construção identitária na formação inicial do docente, incluímos Pimenta e Lima (2011). Quanto a abordagem sobre a prática reflexiva do professor, ancoramos Perrenoud (2002), Fávero e Tonieto (2010). O resultado da nossa pesquisa foi satisfatório, visto que, baseado nos modalizadores apreciativos que foram mais recorrentes, percebemos o grau de satisfação da docente em participar do PIBID. E através de suas reflexões foi possível perceber tamanha mudança em sua visão sobre a prática docente. Foi comprovado que o PIBID contribuiu de forma imensurável para a vida acadêmica e pessoal da entrevistada, considerando o contexto teórico e prático da formação docente.
Descrição: Araújo, M. J. de M. Um olhar interacionista sociodiscursivo sobre o PIBID: contribuições para a construção identitária do professor de língua inglesa. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9112
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Moema Jane de Medeiros Araújo.pdf543.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.