Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9117
Título: Las cuestiones de identidad y alteridad en el "descubrimiento" de América
Autor(es): Lucena, Hingridy Renaly Oliveira
Palavras-chave: Literatura Colonial Hispanoamericana
Cartas
Relato de Viagens
Identidade
Data do documento: 9-Dez-2014
Resumo: Neste trabalho propomos uma investigação do encontro dos europeus e do homem americano, a chegada ao Novo Mundo. O estudo consiste em um levantamento bibliográfico, utilizando como corpus as cartas e os relatos de viagem, que foram escritos por Colombo, que descrevem as primeiras impressões dos indígenas, observando como falou de uma identidade que não era sua, que era diferente a que conhecia ate aquele momento, a partir disto trabalhamos o imaginário de Colombo com o livro Um mundo singular de Alfredo Cordioviola, que trata da construção do imaginário. Utilizamos também como aporte teórico o livro A conquista da America do escritor Tzvetan Todorov, tomando como ponto de partida a vontade de Colombo de fazer esta viagem e os objetivos que buscava a partir dela. Nosso objetivo geral é analisar o impacto da chegada, dentro disto compreender os processos de criação de uma nova identidade coletiva, observar a interferência de conhecimentos prévios do Almirante para fazer estas descrições sobre o Novo Mundo, as pessoas, a natureza, e as riquezas que encontra que seria a representação do desconhecido. Finalizaremos com a análise da questão de identidade versus alteridade, como é formada e influenciada. Com isto buscamos a compreensão e o respeito à limitação que tinham os homens da época colonial, por meio do contexto sociocultural em que estavam imersos, onde não se questionava as concepções de cultura, já que eram estabelecidas pelo cristianismo. Fazendo a relação entre o conceito de identidade que temos hoje no século XXI com o que os espanhóis tinham nos séculos XV e XVI, mostrando as diferenças entre as concepções de identidade e cultura, do homem colonial e o sujeito pós-moderno.
Descrição: Lucena, H. R. O. Las cuestiones de identidad y alteridad en el "descubrimiento" de América. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9117
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hingridy Renaly Oliveira Lucena.pdf878.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.