Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9121
Título: Piadas machistas X piadas feministas: um espaço de disputa entre identidades
Autor(es): Silva, Flávia Kellyane Medeiros da
Palavras-chave: Análise do Discurso
Piada
Identidade
Esteriótipo
Data do documento: 10-Dez-2014
Resumo: Ao observar que o gênero discursivo piada possui funções que vão muito além do que fazer rir, percebemos que esse gênero funciona como um veículo de ideologias fortemente marcadas no meio social, que aborda discursos proibidos e questões polêmicas da sociedade, fazendo com que preconceito e desrespeito sejam propagados através do discurso humorístico. Por isso, o questionamento que impulsionou nossa pesquisa foi: como a identidade do homem e da mulher é (des)construída pelo discurso humorístico, materializado no gênero discursivo piada? Assim, tivemos como objetivo principal investigar como se dá a (des)construção da identidade do homem e da mulher nos discursos machista e feminista, dissimulados no discurso humorístico, materializado no gênero discursivo piada. Como objetivos específicos propomo-nos a analisar o funcionamento de estereótipos no discurso humorístico e observar a ocorrência do dialogismo/interdiscurso entre os discursos machista e feminista, atentando para o fato de que um se constitui através do outro. O que temos observado é que nas piadas sexistas as identidades dos sujeitos homem e mulher são construídas através do dialogismo discursivo marcado pela polêmica velada entre os discursos machista e feminista, em que a identidade do homem e da mulher será (des)construída, ambas através de estereótipos, num diálogo formado pela polêmica discursiva, em que um recusa a identidade do outro, e assim vão se constituindo. A grande relevância deste trabalho consiste no fato de considerar o discurso humorístico como veículo de marcas históricas e sociais que estão arraigadas numa sociedade, verificando que a função do gênero discursivo piada vai muito além do que fazer rir. A partir de uma abordagem qualitativa dos dados, esta pesquisa buscou realizar uma análise discursiva do gênero piada a partir do aporte teórico da Análise do Discurso Francesa, fazendo uma relação com a Análise Dialógica do Discurso. Para tanto, o trabalho contou com contribuições teóricas de Freud (1977), Bergson (1993), Possenti (2010), Bakhtin (2009), Perrot (2007), Rago (2003), dentre outros.
Descrição: Silva, F. K. M. da. Piadas machistas X piadas feministas: um espaço de disputa entre identidades. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9121
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávia Kellyane Medeiros da Silva.pdf836.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.