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dc.contributor.authorAraújo, Renato de-
dc.date.accessioned2016-03-15T11:52:21Z-
dc.date.available2016-03-15T11:52:21Z-
dc.date.issued2015-06-12-
dc.identifier.otherCDD 371.32-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9128-
dc.descriptionAraújo, R. de. Operadores argumentativos à luz dos estudos semânticos: o que trazem os livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Médio? 2015. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractComo tempo, a sociedade sofre mudanças pela diversidade e pluralidade tanto de indivíduos quanto das práticas sociais que norteiam a vida humana. Mas em que medida a escola e o professor vêm operando de forma a tornar funcional, e mesmo pragmático, o ensino que deve ser contextualizado com as práticas culturais dos sujeitos que atuam em sociedade? Disso decorre o objetivo deste trabalho: explorar e analisar livros didáticos de língua portuguesa, buscando verificar se é levado em consideração, pelos autores, o contexto de atuação dos alunos que frequentam o Ensino Médio brasileiro, no que se refere ao trabalho dos conteúdos linguísticos por meio da análise linguística que deve se efetivar em espaço escolar. Parte-se da proposição de que tais instrumentos de ensino devem habilitar os alunos para a utilização dos recursos linguísticos na produção de sentidos. Este trabalho se justifica pela importância de se repensar o ensino/estudo de linguagens nos dias atuais, averiguando o livro didático do Ensino Médio que circula em escolas públicas das cidades paraibanas de Itatuba, Fagundes e Soledade. O presente estudo é fruto de um levantamento bibliográfico (fundamentos teóricos) e documental (livros didáticos de língua portuguesa e manual do professor) de cunho qualitativo. A análise focou os operadores argumentativos (conjunções) e o norte que é dado a esse estudo pelo manual do professor. Para alcançar o objetivo proposto, analisaram-se, especificamente, os capítulos que tratam do estudo das conjunções de três livros didáticos, a fim de verificar se o material didático fornecido para a educação pública se enquadra com as orientações dispostas nos documentos oficiais e os arcabouços teóricos que compõem os estudos semânticos; tendo em vista o trabalho desses operadores argumentativos de forma contextualizada em ambiente escolar. Para tanto, tomou como orientação os direcionamentos contidos nos documentos oficiais dirigidos para o Ensino Médio: PCNEM (2000), RCEM-PB (2006). Consultaram-se também os autores que discorrem acerca do ensino de língua materna no Brasil, tais como Geraldi (2000), que defende a ideia de que o ensino de língua portuguesa deve ser feito a partir dos textos produzidos no meio social e, sobretudo, os textos produzidos pelos alunos para a prática da análise linguística. Muller & Viotti (2005) e Gomes (2003) permitiram ao estudo corrente repensar acerca das contribuições das semânticas, e suas diferentes formas de estudo, em prol do aperfeiçoamento da linguagem humana em instituição escolar, com ênfase na diversidade de sentidos que os gêneros textuais atualizam quando posto em uso. Os capítulos analisados dos livros didáticos selecionados, referentes ao ensino das conjunções, demonstram que ainda estão presos aos estudos da gramática tradicional e não deixa se influenciar pelos estudos linguísticos contemporâneos, com ênfase nas teorias semânticas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Linduarte Pereira Rodriguespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectSemânticapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleOperadores argumentativos à luz dos estudos semânticos: o que trazem os livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Médio?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

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