Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9131
Título: O candomblé em pauta: uma análise da representação social do personagem Pedro Archanjo, na obra Tenda dos milagres, de Jorge Amado
Autor(es): Santos, Alcina Simplício dos
Palavras-chave: Candomblé
Cultura africana
Pedro Archanjo
Identidade
Data do documento: 12-Mar-2015
Resumo: Perceber como a cultura africana se constitui em um elemento na construção identitária do Brasil é um dos aspectos primordiais no processo de conscientização acerca do lugar que o negro deve ocupar no espaço social do projeto de nação, pois suas contribuições culturais favoreceram o fortalecimento da identidade nacional. Nesse sentido, este estudo reflete acerca do candomblé enquanto elemento de significação social do personagem Pedro Archanjo na obra Tenda dos Milagres (1969) de Jorge Amado; para tanto, analisa sociologicamente a presença da religiosidade para além dos rituais simbólicos e observa como a vivência do personagem reafirma as noções de pertencimento social e mestiçagem através de sua consciência crítica e seu conhecimento. É um trabalho que tem como base teórica, dentre outros, os estudos de Prandi (2001), os quais lançam luz sobre a importância da multiplicidade étnica trazida pelos negros no período da colonização, bem como o conceito de identidade colocado por Hall (2008); (2003) para quem a construção identitária se faz num processo intenso de hibridização, fator pertinente no discurso do personagem, ao perceber o candomblé como processo de (re)definição cultural negra. Assim sendo, o trabalho tenciona refletir como essa manifestação cultural contribui para a formação do conceito de identidade apresentado pelo personagem além de perceber a maneira como esse fato se constrói em um elemento de resistência e significação social dentro da narrativa.
Descrição: Santos, A. S. dos. O candomblé em pauta: uma análise da representação social do personagem Pedro Archanjo, na obra Tenda dos milagres, de Jorge Amado. 2015. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9131
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alcina Simplício dos Santos.pdf7.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.