Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9133
Título: La Celestina y nexos sexuales
Autor(es): Mendonça, Gleiciane
Palavras-chave: Análise Literária
Tradição Familiar
Sexualidade - Erotismo
Mulher
Data do documento: 3-Dez-2014
Resumo: Analisamos con cautela a obra (libro) e de forma cinematográfica La Celestina. Para a comparação dos mesmos sobre os efeitos e tradição das mulheres sobre os cuidados da casa. Outras sobre seus corpos expostos a sexualidade ou romances em prostíbulos em aquele século. Podemos observar a relação sobre a tradição familiar que tinham Melibea e seus Pais: Pleberio e Alicia. Tem como objetivo, ainda, a Sexualidade (erotismo), em busca de mostrar o objeto desnudo, mas não o ser pejorativo, e sim uma busca incessante do Sensual, da paixão, amor, alegria insinuadas através do ato sexual, e por dinheiro que La Celestina e sua sobrinha Elicia e amiga Areusa juntas com Sempronio e Pármeno criaran um jogo para dar um golpe em Calisto que está apaixonado por Melibea. Pois a figura da mulher é representada como elemento de atração sexual (erotismo) que ainda vimos a inteligencia sobre os caprichos de ceder seus corpos e ganhar dinheiro, fortuna e em sua totalidade o Eu feminino sencivél, apaixonado por novas descobertas, mistérios e magias do próprio corpo. O erotismo mais evidenciado é entre Pármeno (criado de Calisto) e Areúsa (ramera) que é prima de Elicia. Celestina, é uma mulher perigosa, que tem sabedoria de seu oficio e assim melhora seus conhecimentos e sente necessária, odiada e temida pelos povos. De certo modo, La Celestina sabe que alguém sempre vai precisar dela sobre todos os assuntos: de namoro, de parteira, etc. Para tanto, nossa fundamentação teórica está baseada em Claudia de Lima Costa (2011), “ao tentar encontrar maneiras produtivas de como estabelecer diálogos sobre as alianças transnacionais, culturais, tradução e possivelmente conceitos feministas, o ler como autora e ao produzir poemas, poesias e narrativas até encontrar uma abertura para o feminismo”. Em resumo, análise nos mostrou que o sensual (corpo) é uma razão para o prazer, a sensibilidade, a expressão criadora, a alma que se alimenta de outra alma, interconectados entre o Eu e Você.
Descrição: Mendonça, G. La Celestina y nexos sexuales. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9133
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gleiciane Mendonça.pdf7.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.