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dc.contributor.authorRocha, Maria Eduarda Rodrigues Moura da-
dc.date.accessioned2016-03-15T12:04:50Z-
dc.date.available2016-03-15T12:04:50Z-
dc.date.issued2014-12-12-
dc.identifier.otherCDD 401.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9154-
dc.descriptionRocha, M. E. R. M. da. As escolhas léxicas no gênero publicitário: uma abordagem linguístico-discursiva. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractOs neologismos constituem-se como um dos processos de formação de palavras responsáveis pela inovação lexical, pois a cada momento são criadas novas palavras na língua que buscam atender às necessidades cotidianas dos falantes. Desse modo, os neologismos são utilizados, notadamente, na publicidade com o intuito de chamar a atenção do indivíduo-consumidor com vistas à adesão de um produto ou de determinada ideia. Assim, a pesquisa objetiva analisar as escolhas lexicais, os discursos e os efeitos de sentidos veiculados nas “propagandas” publicitárias da MOTOROLA no que se refere ao perfil da mulher moderna ao consumir este produto. Para tanto, utilizamos sete propagandas de épocas distintas da revista VEJA, periódico de circulação nacional. A pesquisa realizada segue os parâmetros descritivoanalíticos de caráter qualitativo, pois o estudo observa, descreve e analisa a extensão dos itens lexicais nas propagandas, bem como seus aspectos discursivos que evidenciam os efeitos de sentido. Partimos, então, dos estudos sobre neologismos, mais especificamente no campo da Lexicologia, com Almeida & Correia (2012), Silva (2000), Cunha & Cintra (2013), Bechara (2009), Barbosa (2000), Marcuschi (2004); e sobre os elementos discursivos da Análise do Discurso de linha francesa, com Fernandes (2005), Gregolin (2003) e Orlandi (2007). Também integra o corpo teórico conceitos acerca da identidade do gênero feminino com Hall (2006) e Paulino & Rodrigues (2014). Sendo assim, essa pesquisa revela a análise dos neologismos acerca do funcionamento da língua quanto à construção de efeitos de sentido bem como busca relacionar-se com o usuário do texto propaganda, o que se evidencia através da identidade do gênero feminino.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Teresa Neuma de Farias Campinapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectNeologismopt_BR
dc.subjectLéxicopt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.titleAs escolhas léxicas no gênero publicitário: uma abordagem linguístico-discursivapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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