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dc.contributor.authorLopes, Maria Taynná Corrêa Lima-
dc.date.accessioned2016-03-15T12:13:07Z-
dc.date.available2016-03-15T12:13:07Z-
dc.date.issued2015-12-04-
dc.identifier.otherCDD 372.623-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9185-
dc.descriptionLopes, M. T. C. L. Produção textual no ensino médio: ampliando a capacidade perceptiva, reflexiva e crítica de discentes em Serra Redonda - PB. 2015. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEstudos recentes ressaltam a importância de trabalhar a leitura e produção textual em sala de aula, porém ainda existe um entrave muito forte nas aulas de língua portuguesa. A tendência em realizar um ensino tradicionalista atrelado à gramática provoca distanciamento das práticas sociais de escrita da sala de aula. Buscando entender esta problemática surgiu a necessidade do envolvimento com as práticas de escrita no ensino médio, já que os exames nacionais aos quais o aluno tem se submetido mostram que, em alguns casos, ainda não é apto a produzir bons textos e saber posicionar-se. Este trabalho é resultado de uma pesquisa-ação desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Adauto, no município de Serra Redonda-PB, com alunos da 1ª série do ensino médio. Sob a perspectiva dos gêneros textuais e sua função social, aplicamos uma sequência didática visando desenvolver nos alunos, não apenas habilidades linguísticas, como habilidades de produção textual que estimulem o discente criticamente para refletir e agir sobre o seu mundo. A sequência didática foi desenvolvida apoiando-se em diversos gêneros textuais, como a reportagem, charge, entrevista, artigo de opinião, dentre outros, a fim de que os alunos apropriassem-se destes textos em suas situações reais de uso para que houvesse a mobilização da capacidade de argumentar. Como pressuposto teórico, este trabalho foi embasado, principalmente, em Marcuschi (2007), Dutra (2014), Araújo (2014), dentre outros. Analisamos nesta pesquisa as produções textuais dos alunos, bem como as aulas ministradas. Deste modo, constatamos que o trabalho comprometido do professor vinculado com ferramentas e estratégias didáticas adequadas contribui para o que foi mais relevante no desenvolvimento criativo e crítico dos educandos e, também, proporcionamos uma reflexão sobre a importância do ensino de língua portuguesa embasado na produção textual para a vida do discente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Nayara Araújo Duartept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProdução Textualpt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectGêneros Textuaispt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleProdução textual no ensino médio: ampliando a capacidade perceptiva, reflexiva e crítica de discentes em Serra Redonda - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

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