Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9192
Título: A escrita imaginativa como processo dialógico em A bolsa amarela, de Lygia Bojunga Nunes
Autor(es): Ramos, Cláudia Rocha da Costa
Palavras-chave: Análise do Discurso
Escrita
Identidade
Dialogismo
Data do documento: 4-Dez-2015
Resumo: Neste artigo realizamos um estudo da escrita na obra A Bolsa Amarela de Lygia Bojunga Nunes. A pesquisa nasceu motivada pelo interesse em mostrar que na referida obra a linguagem escrita atua como um efetivo processo dialógico, no sentido Bakhtiniano, fundamental para a emancipação identitária da personagem. O objetivo principal é mostrar que a terceira vontade, ou seja, a de escrever é o elemento que impulsiona o desenrolar da história, propiciando o desdobramento do enredo em várias outras histórias, assim como o desenvolvimento psicológico, afetivo, social e consequentemente identitário da personagem. A metodologia do trabalho consistiu na leitura analítica do romance, atentando para os aspectos estéticos do texto, sem perder de vista o contexto histórico e cultural em que a obra foi produzida. As reflexões foram fundamentadas em Bakhtin (1992;1998) Hall (1999), Coelho (1982), Fiorin (2006), dentre outros.
Descrição: Ramos, C. R. da C. A escrita imaginativa como processo dialógico em A bolsa amarela, de Lygia Bojunga Nunes. 2015. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9192
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cláudia Rocha da Costa Ramos.pdf9.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.