Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9368
Título: Pelo direito de aprender: trajetórias de vida dos alunos da Educação de Jovens e Adultos entre o campo e a cidade
Autor(es): Mousinho, Maria Aparecida Camelo
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Educação no Campo
Trajetórias de vida
Data do documento: 2015
Resumo: O presente artigo reflete sobre o direito de aprender, a partir das trajetórias de vida, dos alunos da Educação de Jovens e Adultos entre o campo e a cidade. Tem como objetivo analisar a busca dos educandos da EJA que residem no campo, direito de seu processo de escolarização como direito de cidadania. O estudo estruturou-se por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada através da utilização de entrevistas semi-estruturadas, além de um estudo de caráter bibliográfico. O universo da pesquisa foi delimitado junto aos alunos da Escola Padre Geraldo Pinto, no Município de Pilõezinhos/PB. No estudo das categorias teóricas e metodológicas tomamos como referencial as leituras de autores como: ARROYO (2008), PAIVA, (2003) CALDART (2008), CARVALHO; et al (2009), GHEDIN (2012), BRASIL (1988), VIEIRA, (2004), entre outros. A pesquisa revelou que o processo de escolarização dos jovens e adultos do campo, embora tenha avançado, consideravelmente, pelas diversas conquistas alcançadas através dos Movimentos Sociais, ainda enfrenta muitas dificuldades, principalmente pela não oferta de salas de EJA no campo, obrigando aos alunos o deslocamento compulsório à cidade. Entendemos que o cumprimento da oferta de EJA, frente à demanda escolarizável, é uma medida necessária em prol de uma Educação DO e NO Campo, como reconhecimento do direito dos povos do campo.
Descrição: MOUSINHO, M. A. C. Pelo direito de aprender: trajetórias de vida dos alunos da Educação de Jovens e Adultos entre o campo e a cidade. 2015. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9368
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Aparecida Camelo Mousinho.pdf292.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.